Projeto promoveu atendimento psicológico a estudantes durante quarentena
Mais de 40 estudantes receberam apoio em função do isolamento social devido a pandemia
O projeto desenvolvido pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) promoveu atendimento psicológico a estudantes, durante o período de quarentena e isolamento social, por causa da pandemia de coronavírus. Este apoio teve a participação de três psicólogas da instituição.
As profissionais criaram grupos on-line, para fazer este atendimento virtual dos estudantes, em relação a sentimentos como medo, ansiedade, tristeza, preocupação e angústia. O projeto chamado “Saúde Mental de Estudantes Universitários” durante a pandemia, atenderam mais de 40 acadêmicos, que tiveram suas aulas presenciais suspensas desde março.
"Nós buscamos contribuir com a promoção da saúde mental. Os atendimentos em grupo foram realizados semanalmente onde foi possível um momento de escuta, acolhimento e trocas de experiências sobre como lidar com as dificuldades encontradas devido ao isolamento social", contou a psicóloga, Franciele Mezacasa.
Nos atendimentos foram feitos até exercícios de relaxamento e concentração, assim como “autocuidado” e contatos individuais com os estudantes. O projeto continua no sistema (atendimento) de plantão, nas segundas e quartas-feiras, das 8h até às 12h. Ao todo foram 31 (atendimentos) individuais e 16 (alunos) participaram de atividades em grupo.