ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Quase 10 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer em MS

Homens estão entre os mais afetados, sendo o de próstata o mais comum

Tainá Jara | 26/11/2020 17:53
Hospital de Câncer Alfreldo Abhrão é referência no tratamento da doença em MS (Foto: Arquivo)
Hospital de Câncer Alfreldo Abhrão é referência no tratamento da doença em MS (Foto: Arquivo)

Quase 10 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer em Mato Grosso do Sul, durante o ano de 2020. Nesta sexta-feira, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) orienta a população sobre a importância de se prevenir da doença, evitando fatores de risco, além da importância do diagnóstico precoce.

A estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) é de que 9,9 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer, sendo 4.970 casos novos de câncer para os homens e 4.950 casos novos para as mulheres. Em Campo Grande foram 3 mil casos, sendo 1,6 mil em homens e 1,4 em mulheres.

O câncer é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo e mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da doença. Como a expectativa de vida no planeta tem melhorado gradativamente, a incidência de câncer estimada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) até 2030 será cerca de 27 milhões de novas incidências da doença e cerca de 17 milhões de óbitos.

A gerente técnica do Registro de Câncer, Glaucia da Silva Nunes, explica que os principais fatores de risco que precisam ser evitados e que podem aumentar o risco de desenvolvimento da neoplasia são: exposição ao sol e a agentes tóxicos por período prolongado de tempo, poluição, medicamentos, raios UV, álcool, tabagismo, obesidade, sedentarismo e infecção, podem ser encontrados no ambiente físico, ser herdados, ou representar comportamentos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural. Os fatores de risco podem ser evitados através da adoção de um estilo de vida saudável.

“A detecção de lesões pré-cancerígenas ou do câncer quando ainda localizado no órgão de origem, sem invasão de tecidos vizinhos ou outras estruturas, pois são maiores as chances de cura, da sobrevida e a qualidade de vida do paciente, além de mais favoráveis a relação efetividade/custo e alertar sobre os fatores de risco que devem ser evitados que causam câncer”, explicou a gerente técnica do Registro de Câncer Glaucia da Silva Nunes.

No Estado, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, sendo 88,3% dos casos identificados, seguidos do câncer de cólon e reto, com 19,2%, traqueia brônquio e pulmão, 19,7% e estomago com 14,6%.  Nas mulheres, o câncer de mama representa 61% dos casos identificados, cólon e reto com 19,53%, colo do útero com 19,54% e traqueia, brônquio e pulmão com 12,94%.

Doença - Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

Nos siga no Google Notícias