ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Reforço faz mortes de idosos caírem, mas outros grupos só terão 3ª dose em 2022

A dose adicional tem sido aplicada a idosos desde agosto em Mato Grosso do Sul

Guilherme Correia | 15/10/2021 11:35
Vacina contra a covid-19 sendo aplicada em MS. (Foto: Kísie Ainoã)
Vacina contra a covid-19 sendo aplicada em MS. (Foto: Kísie Ainoã)

Desde que o Estado passou a aplicar a dose de reforço anticovid a determinados grupos que já tinham completado o primeiro ciclo vacinal, em meados de agosto, as mortes pela doença têm reduzido em todas as faixas etárias.

No entanto, a "terceira dose" só deverá se estender aos demais públicos no ano que vem. Vale lembrar que a indicação tem sido que o imunizante adicional seja aplicado a partir do 4º ou 6º mês, desde que a última vacina foi usada.

Com o avanço da vacinação dos mais jovens, considerados mais resistentes, além da redução de imunidade de idosos, o perfil mais comum de mortes vinha sendo, em média, da população mais velha. Agora, o cenário é de redução em todas as idades.

Segundo levantamento feito pela reportagem a partir de dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), pela primeira neste ano, vítimas de todas as faixas etárias estão reduzindo.

Ampliação da 3ª dose - De acordo com o presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), Eduardo Riedel, Mato Grosso do Sul visa fazer busca ativa das pessoas que não receberam a segunda dose, assim como quem sequer tomou o primeiro imunizante.

Apesar disso, o titular da Infraestrutura do Estado afirmou que é possível abrir para "outros públicos" a dose adicional, popularmente conhecida como terceira dose, no próximo ano. Vale lembrar que, até agora, somente idosos, profissionais de saúde e pessoas com problemas imunológicos podem receber essa etapa da imunização.

Ainda assim, vale dizer que a cobertura vacinal com a dose adicional é diferente de acordo com a faixa etária. Segundo dados da SES, Cerca de 49% da população acima dos 80 anos recebeu a terceira dose. O índice varia entre as pessoas de 75 a 79 anos (79%), de 70 a 74 anos (47%), de 65 a 69 anos (65%) e de 60 a 64 anos (29%).

Nos siga no Google Notícias