ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Resultado de eleição para diretores escolares será divulgado na próxima segunda

Resultado será conhecido no próximo dia 4 e vencedores assumem cargo no dia 1° de janeiro do próximo ano

Por Alison Silva | 30/11/2023 18:00
Alunos da Rede Estadual votam para escolher novo diretor de escola (Foto: Juliano Almeida)
Alunos da Rede Estadual votam para escolher novo diretor de escola (Foto: Juliano Almeida)

O resultado final das eleições que elegem diretores em 313 escolas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul será divulgado somente na próxima segunda-feira (4). Iniciado nesta quinta-feira (30) às 8h, o processo eleitoral aberto aos pais e familiares, alunos, se estende até às 21h, em votação que acontece nas escolas em que cada estudante está matriculado. Professores, coordenadores e administrativos também pode exercer o direito ao voto.

São 769 candidatos que disputam em todo o Estado. Após o fim da eleição, uma equipe passará a noite debruçada sobre a contagem de votos e posteriormente - dia 4 -, lançará os dados no sistema, votos expostos ao público aqui.

Após a divulgação dos vencedores, os candidatos interessados em recorrerem do pleito devem buscar recurso na terça-feira (5) e quarta-feira (6), com os resultados homologados na segunda-feira da próxima semana, 11 de dezembro.

No caso de candidatura por chapa, serão eleitos diretor e diretor-adjunto os integrantes da chapa que obtiver o maior percentual de votos válidos e, no caso de candidatura individual, será eleito o diretor o candidato que obtiver o maior percentual de votos válidos. Em caso de empate, os critérios serão: possuir licenciatura na área de educação, com especialização em Gestão Escolar; maior tempo de efetivo exercício no cargo de professor na unidade escolar em que concorre; de sua lotação; candidato mais velho.

Será designado para a função de diretor e de diretor-adjunto a chapa mais votada e, no caso de candidatura individual, o candidato mais votado para mandato de quatro anos, válidos entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2027.

Caso possua vínculo estatutário com outro ente federativo, a designação fica condicionada à comprovação de sua cedência para o Estado, ou seja, o vencedor terá de abrir mão do cargo anteriormente ocupado. Os votos do processo eleitoral serão lacrados e arquivados na unidade escolar, sob responsabilidade da Direção da escola, pelo prazo de 60 dias.

Votação - Na Escola Estadual Teotônio Vilela, a escolha dos pais e responsáveis é indicada em cédula de papel na sala de apoio psicológico.

Os profissionais da educação e do setor administrativo da escola votam em outra sala. Os alunos também votam em sala separada, sendo uma turma por vez, para não atrapalhar o andamento das aulas.

A organização e supervisão das eleições são feitas por comissão formada em cada escola. Um dos pais ou responsáveis por estudantes da mesma família, os próprios alunos, professores, coordenadores e servidores do setor administrativo poderão votar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias