ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Rim de doadora de MS viaja 844 km para chegar até paciente em Goiás

Este ano, equipe do governo do estado já realizou 19 missões de transporte, a última no sábado

Izabela Sanchez | 01/09/2019 14:16
Equipe de transporte de órgãos de MS (Foto: Divulgação)
Equipe de transporte de órgãos de MS (Foto: Divulgação)

Um dos rins de uma doadora de 36 anos, de Dourados, a 233 km de Campo Grande, “viajou” aproximadamente 844 km de Campo Grande para chegar até o paciente que irá recebe-lo em Goiânia (GO). A “viagem” é parte da 19ª missão de transporte de órgãos realizado pelo governo de Mato Grosso do Sul.

Foram doados dois rins e duas córneas, trazidos de Dourados, do Hospital da Vida, para a Santa Casa em Campo Grande, onde será realizado o transplante do outro rim e das córneas. Transplantes que só são possíveis pelo auxílio da Casa Militar, que disponibiliza aeronave e pilotos.

Chefe da Casa Militar, o Coronel da Polícia Militar Nelson Antônio da Silva explicou que a missão ocorreu durante a tarde de sábado (31). Participaram da operação de transporte, além dos dois pilotos, um médico e um enfermeiro.

Coordenadora da central de transplantes da SES (Secretaria Estadual de Saúde) Claire Carmem Miozzo explicou que as operações são delicadas e levam em conta o tempo em que cada órgão pode ficar fora do corpo, antes que seja “perdido”.

Os rins, por exemplo, ficam disponíveis apenas por 24h. Coração e pulmão, 4h e as córneas um tempo maior: até 14 dias. “Um rim daqui já foi transplantado e o outro foi pra Goiás. A Dra. tinha que fazer o teste para analisar para qual receptor era melhor ser transplantado”, explicou.

Nos siga no Google Notícias