ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Saúde em MS atualiza pontos de vacinação contra pneumonia a grupos de risco

Vacina pneumocócica conjugada 13-valente, contra pneumonia e meningite é oferecida a pacientes com câncer ou transplantados

Silvia Frias | 12/08/2020 10:00
Vacina é proteção extra contra doenças causadas pelas bactérias da pneumonia e meningite (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)
Vacina é proteção extra contra doenças causadas pelas bactérias da pneumonia e meningite (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)

Resolução publicada hoje no Diário Oficial divulga lista de unidades de saúde aptas à oferta de vacina pneumocócica conjugada 13-valente em pacientes de risco, maiores de 5 anos, como transplantados e que convivem com HIV/Aids. A dose é proteção extra contra doenças causadas pelas bactérias pneumococo, como pneumonia e meningite, e está disponível na rede SUS desde 2019.

A publicação de hoje é resultado de aprovação ocorrida na reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite, de 8 de julho. Segundo a SES, a lista publicada hoje atualiza endereços da vacinação em Corumbá e Dourados, conforme pedido dos gestores locais. O público-alvo deve ir aos locais, munido de prescrição médica.

Em Campo Grande, o público-alvo deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Bahia, Clínica Escola Integrada da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). A lista completa pode ser conferida aqui.

A incorporação desta vacina ao SUS data de março de 2019, voltada para pacientes com imunidade comprometida a partir dos 5 anos de idade. Pela publicação, em Mato Grosso do Sul, a vacina está indicada para pacientes que vivem com HIV/Aids, transplantados de células-troncos, transplantados de órgãos sólidos e pacientes oncológicos.

Segundo dados do Ministério da Saude, é um grupo de alto risco que engloba pacientes oncológicos, transplantados e com HIV. Na comparação com indivíduos saudáveis, eles apresentam um risco aumentado para desenvolvimento de pneumonia e doenças pneumocócicas invasivas.

Também chamada de Prevenar 13, ela é a única capaz de proteger contra os 13 subtipos mais comuns dessa bactéria no mundo. Produzida pelo laboratório Pfizer, sendo disponível na rede privada desde 2016.

Nos siga no Google Notícias