ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Secretário alerta para índice de multivacinação abaixo do ideal

Vacinação referente a todos os tipos de imunização está em 60% e há "falsa sensação de que a covid acabou"

Caroline Maldonado e Cleber Gellio | 24/05/2022 12:26
Aplicação de vacina contra covid na Seleta, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Aplicação de vacina contra covid na Seleta, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

O índice de vacinação referente a todos os tipos de imunização está em 60% em Mato Grosso do Sul. O percentual se refere a vacinas de todo tipo em crianças e adultos. No entanto, o recomendado pelo Ministério da Saúde é 90%, conforme o secretário de Estado de Saúde, Flávio Brito. Os dados preocupam porque é alta a incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

O secretário disse que “existe uma falsa sensação de que a covid acabou, mas a doença continua matando muita gente no país”. Apesar de ponderar que os casos atuais de covid são mais leves, Brito destacou que o alto índice de síndromes respiratórias pode ser uma consequência do isolamento em função da covid. As crianças ficaram muito tempo em casa e nessa volta às aulas têm mais contato entre si, o que aumenta os casos por transmissão.

No intuito de alertar a população sobre a necessidade da vacinação em dia, o secretário destacou ainda outras consequências da pandemia que fizeram faltar leitos às crianças.

Secretário de Estado de Saúde, Flávio Brito, na Governadoria. (Foto: Marcos Maluf)
Secretário de Estado de Saúde, Flávio Brito, na Governadoria. (Foto: Marcos Maluf)

“Por isso, a importância dos pais levarem crianças para completar o ciclo vacinal de todos os tipos de vacina e se vacinarem também. Além disso, por estarem em confinamento, muitas mães gestantes não fizeram pré-natal como deveria ser porque ficaram em casa. Por isso, algumas situações levaram a déficit de leitos neonatais, mas isso já foi superado”, disse.

Flávio destacou que segundo último boletim, morreram 15 pessoas de covid em MS. “E a gente vê um número crescente de casos. O Estado está vigilante e os 100 leitos que foram abertos para covid continuam abertos. Os relatórios apontam que esses acometidos não completaram seus ciclos vacinais”, comentou.

Quanto ao uso de máscaras, o secretário disse que “é uma questão de consciência”. “Hoje, já sabemos quando estamos ou não mais frágeis e devemos usar a máscara. Em voo doméstico, por exemplo, ainda é obrigatório, mas de modo geral depende de cada um”, pontuou.

O secretário falou sobre o assunto em entrevista, hoje (24), durante evento que discutiu combate à doenças zika, dengue e chikungunya, na Governadoria.

Nos siga no Google Notícias