ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Secretário lamenta interrupção de testes de vacina prevista para janeiro

Geraldo Resende classificou situação como "notícia ruim" e reforçou que há "medicamentos sem custo", como máscara e isolamento

Gabriel Neris | 09/09/2020 11:33
Secretário de Saúde, Geraldo Resende, durante a live desta quarta (Foto: Reprodução)
Secretário de Saúde, Geraldo Resende, durante a live desta quarta (Foto: Reprodução)

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, classificou como “notícia ruim” a suspensão dos testes da vacina contra a covid-19 produzida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e reforçou que “os únicos medicamentos à disposição não custam nada”, como o isolamento social, o uso da máscara de proteção e as regras de higiene, como lavar as mãos e uso do álcool gel.

“A gente está torcendo para que a partir de janeiro [a vacina] poderá estar à disposição, seja de Oxfor, seja da China, Rússia, da Alemanha”, comentou durante a apresentação do boletim desta quarta-feira (9).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Saúde foram informados pela AstraZeneca Plc da suspensão dos testes após suspeita de reação adversa séria em um voluntário do estudo.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que a suspensão temporária do estudo tem regras definidas em protocolo e baseadas em padrão internacional. “Trata-se de procedimento padrão de avaliação de segurança durante a realização de estudos clínicos para investigar a causalidade, ou seja, a relação entre o evento adverso e a administração da vacina”.

Mato Grosso do Sul chegou nesta quarta-feira a 54.363 casos confirmados da doença, alta de 238 nas últimas 24 horas. O Estado conta com 987 mortes provocadas pelo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias