ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Semana terá maior chuva de meteoros do ano e transmissão da Nasa

Mês ainda reserva momento especial com Júpiter em seu momento mais brilhante no céu e Lua Azul

Gabriela Couto | 08/08/2021 12:33
Registro da chuva de meteoros Perseidas de 2018, mostra espetáculo que fenômeno proporciona no céu nesta época do ano. (Foto: Divulgação)
Registro da chuva de meteoros Perseidas de 2018, mostra espetáculo que fenômeno proporciona no céu nesta época do ano. (Foto: Divulgação)

Os apaixonados por astronomia terão a melhor semana do ano para observar o céu. Nos dias 11 e 12 de agosto acontece o maior pico de chuva de meteoros Perseidas de 2021. O fenômeno ocorre anualmente, de meados de julho até o final de agosto, e acontece a medida em que a Terra cruza a trilha de destroços do cometa Swift-Tuttle.

Devido à importância do evento, a Nasa fará uma live no dia 12 de agosto para os interessados em ver o ápice das “estrelas cadentes” nas redes sociais da agência espacial. A maioria desses meteoros são de grãos de poeira do tamanho de uma ervilha, que criam bolas de fogo quando queimam na atmosfera da Terra e riscam o céu noturno. Um verdadeiro espetáculo astronômico.

Calendário - Já no dia 19 de agosto, a Nasa explica que será melhor época do ano para ver Júpiter e Saturno. Os dois planetas vão alcançar o mesmo lado do sistema solar que a Terra, em lado oposto. Saturno já foi no dia 2, mas Júpiter estará diretamente oposto ao Sol no dia 19, ao mesmo momento em que estará mais próximo da Terra. A impressão que dará a olho nu é que o planeta estará maior e mais brilhante no céu.

Para observá-lo, basta olhar para o oeste a partir do pôr do sol. Vale destacar que você pode fazer uso de alguns aplicativos para ajudar na orientação.

E no dia 22 de agosto, os amantes do satélite natural da Terra terão uma surpresa a mais. A Lua cheia do mês será uma "Lua Azul". Normalmente, essa denominação é dada à segunda lua cheia registrada em um mesmo mês. Mas de acordo com a Nasa, um outro conceito antigo é o de chamar a lua de "Lua Azul", quando ela é a terceira das quatro luas cheias em uma temporada. Isso não quer dizer que ela vai ter uma coloração diferenciada, mas para quem acredita em astrologia, a sucessão de fenômenos tem muitos significados.

Nos siga no Google Notícias