ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Semana termina com queda nos índices da covid, mas casos sem fechamento aumentam

Por 6 dias consecutivos, a taxa de contágio também tem caído, um objetivo estabelecido como prioridade pela SES

Ângela Kempfer | 19/09/2020 11:05
Profissional da saúde durante blitz da covid em aldeia urbana. (Foto: Henrique Kawaminami)
Profissional da saúde durante blitz da covid em aldeia urbana. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mais uma semana epidemiológica termina neste sábado em Mato Grosso do Sul. É a 38ª de monitoramento, com indicativo de redução em todos os índices da covid-19. Houve queda em óbitos e contaminados, em relação à semana anterior.

A quantidade de  infectados é a menor das 7 últimas semanas: 4.795 desde sábado passado, no total de 63.466 até agora. A questão é que a queda ainda não é significativa.

Desde meado de agosto estamos mantendo a casa de 5 mil infectados por semana, patamar alto, lembra a SES  (Secretaria de Estado de Saúde). "Enquanto tivermos essa média alta, vamos continuar com média alta de mortes e internações. Faço o apelo de não desmobilizarmos as nossas equipes", ressaltou o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Rezende.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Por 6 dias consecutivos, a taxa de contágio também tem caído, um objetivo estabelecido como prioridade pela Secretaria de Estado de Saúde. Hoje, o índice é de 1.02, mais próximo de 0.99 estabelecido como meta.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Apesar dos dados aparentemente positivos, a SES adverte que subiu a quantidade de casos sem encerramento nos municípios, o que impacta no número final da semana epidemiológica.

São 3.280 casos sem fechamento nas prefeituras, o que no decorrer da próxima semana epidemiológica podem fazer a curva crescer novamente.

Neste sábado, são 14 mortes e 649 novos infectados registrados no Estado, com média móvel de óbitos com pequeno decréscimo, para 15,29 ao dia.

Na Capital, mais 6 pacientes faleceram. Já são quase 500 mortes pela doença em Campo Grande, que hoje contabiliza 493 sepultamentos em decorrência do coronavírus e 28.025 infectados, 235 a mais que ontem.

Também registraram óbitos as cidades de Dourados (2), além de 1 morte em Aquidauana, Bonito, Ponta Porã, Sete Quedas e Cassilândia.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Durante a live desta manhã (19), a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone respondeu pergunta de moradora que disse já ter recebido alta hospitalar, mas voltou a apresentar sintomas severos da covid. "Neste momento deve procurar novamente assistência médica para nova avaliação", respondeu.

Outra informação positiva é que as internações seguem abaixo de 500, uma média registrada durante todo o mês de agosto. Hoje, são 476 pessoas em hospitais, 216 delas em UTIs.

A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva também está sob controle. Na Macrorregião de Campo Grande, o índice é de 71%. Corumbá tem a taxa mais alta: 74%. Dourados tem 53% e Três lagoas 40% das UTIs ocupadas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias