ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Servidores fazem manifestação em frente à Secretaria de Educação

Funcionários querem incorporação do abono e reajuste salarial; categoria já tem definido indicativo de greve no dia 20

Silvia Frias | 15/05/2019 13:29
Servidores da Educação fizeram "faxina" em frente da secretaria (Foto/Divulgação)
Servidores da Educação fizeram "faxina" em frente da secretaria (Foto/Divulgação)

Servidores estaduais fizeram manifestação em frente à Secretaria de Educação, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Em ato simbólico, “limparam” a entrada do prédio. Os funcionários participaram mais cedo de protesto contra a reforma previdenciária e do corte de verbas nas instituições federais.

De acordo com o presidente da Fetems (Federaçao dos Trabalhadores em Educação de MS), Jaime Teixeira, os servidores reivindicavam reunião com a Secretária Estadual de Educação, Cecília Motta, para apresentação da pauta de reivindicações: incorporação do abono, reajuste salarial, chamada dos concursados aprovados e manutenção da carga horária de seis horas.

A categoria tem indicativo de greve a partir do dia 20, caso as negociações não avancem.

Hoje, professores das redes estadual, municipal e federal participaram de protesto nacional. Em Campo Grande, pelo menos 61 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e escolas municipais estão fechadas.

De acordo com a Fetems, a adesão “chegou a quase 100%”. As secretarias de Educação ainda não divulgaram índice de adesão. A informação é que as aulas perdidas hoje serão repostas aos sábados.

Em declarações anteriores, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, disse que está buscando alternativas para “diminuir o impacto” com o corte do abono de R$ 200,00 dos servidores estaduais. “Não é que o governo não quer dar. O problema é que estamos no limite prudencial e isso pode prejudicar o Estado”, voltou a dizer na manhã desta segunda-feira, durante evento no Tribunal de Justiça.

Nos siga no Google Notícias