ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com reitor no coro, grupo do IFMS protesta contra cortes na educação

Estudantes, professores e servidores se concentraram no canteiro da Avenida Duque de Caxias

Fernanda Palheta e Ronie Cruz | 15/05/2019 12:13
Ato na Avenida Duque de Caxias aconteceu simultaneamente ao protesto na UFMS (Foto: Marina Pacheco)
Ato na Avenida Duque de Caxias aconteceu simultaneamente ao protesto na UFMS (Foto: Marina Pacheco)

Estudantes, professores, servidores e até o reitor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) protestaram com o bloqueio de verbas para Educação na manhã desta quarta-feira (15). O ato acontece simultaneamente ao protesto em frente a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Com cartazes, faixas e palavras em defesa do Instituto e da Educação, por volta de 9h30 os manifestantes deixaram o campus do IFMS e seguiram para a Avenida Duque de Caxias, no bairro, em Campo Grande.

Segundo o movimento estudantil, aproximadamente 150 pessoas participaram do ato em defesa do IFMS. Já a PM (Polícia Militar) estima que o protesto reuniu cerca de 100 pessoas.
Entre os manifestantes, o reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, confirmou a corte de R$ 17 milhões, que representa um impacto de 42% do orçamento.

Segundo o reitor, metade do orçamento bloqueado é referente ao custeio do instituto e a outra metade seria destinado as obras no IFMS. “A principal unidade que vai sofrer com esse corte é a unidade de Naviraí, que está em obras”, aponta.

O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, também participou da mobilização (Foto: Marina Pacheco)
O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, também participou da mobilização (Foto: Marina Pacheco)

Ainda segundo o reitor, com o corte, o Instituto deve funcionar normalmente até junho. Depois de junho, se acordo com ele , MEC (Ministério da Educação) e o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) vão avaliar novamente do orçamento. “Temos o compromisso do ministro da educação de que todas as ações de minimização desse impacto estão sendo revistas até junho, mas é claro que isso também depende da economia”, explica Staszczak.

A estudante de mecânica, Larissa Silveira Fernandes, de 17 anos, está entre os estudantes e professores que temem pelo reflexo dos cortes. “A gente vai perder muito se a Instituição para de funcionar. É preocupante pensar na possibilidade de eu não conseguir me formar, porque o Instituto nos prepara para sair pronto para o mercado de trabalho”, defende.

Falta

O diretor de ensino do IFMS, Elton da Silva Paiva Valente, afirma que as aulas no Instituto não foram suspensas. “Hoje é um dia destinado para atender a mobilização dos estudantes e este ato é considerado como uma atividade como qualquer outra no instituto, quem não foi recebeu falta”, explica.

Segundo ele, os estudantes decidiram em assembleia pela adesão a mobilização nacional. O diretor ainda afirma que não haverá reposição da aula desta quarta-feira (15). “E a partir de amanhã voltam as aulas”, completa.

Valente ainda destaca o apoio do IFMS a mobilização nacional. “O posicionamento do instituto é de apoiar o manifesto que não é um protesto contra o governo federal, mas sim em defesa pela educação”, justifica.

Nos siga no Google Notícias