ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Sétimo lote de vacinas para Mato Grosso do Sul chega com 30,6 mil doses

Ainda não está definido como será o calendário de vacinação a partir de amanhã nos municípios

Tainá Jara | 09/03/2021 15:31
O último lote, com 28,7 mil doses do Instituto Butantan, chegou na última quinta-feira (4) (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
O último lote, com 28,7 mil doses do Instituto Butantan, chegou na última quinta-feira (4) (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Mais 30,6 mil doses da vacina contra a covid-19 chegam para Mato Grosso do Sul, no final da tarde desta terça-feira, no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Este é o sétimo lote do imunizantes encaminhados ao estado desde janeiro, quando teve início a campanha de vacinação.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o total de doses enviadas pelo Ministério da Saúde totaliza 317 mil, entre vacinas da AstraZeneca/Oxford e Coronavac. Ainda não há definição do público e nem do quantitativo a ser enviado para cada município.

Em Mato Grosso do Sul, a vacinação começou no dia 18 de janeiro e, até o momento, foram encaminhadas 317.900 doses em sete lotes, que incluem doses da CoronaVac e da AstraZenca/Oxford. Essa quantidade daria para imunizar 100% das populações de  Dourados e Três Lagoas, por exemplo.

A meta é vacinar, nesta primeira fase, 207.675 pessoas. Conforme o painel Mais Saúde, do governo do Estado, 135.358 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 63.565 recebera a segunda dose.

Trabalhadores de saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência; pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, de residências inclusivas (institucionalizadas); e população indígena aldeada serão os primeiros a receber a dose.

Em Campo Grande, nesta   terça-feira, estão sendo aplicadas apenas a segunda dose em idosos 86 e 87 anos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

30 milhões - O Ministério da Saúde prevê distribuir até o final de março 30 milhões de vacinas até o final de março para todo o País.

Conforme nota divulgada neste sábado pelo Ministério, as previsões de entrega são enviadas à pasta pelos fornecedores dos imunizantes e estão sujeitas a alterações, de acordo com a disponibilidade dos laboratórios e a real quantidade de doses entregues, que pode variar conforme o ritmo de produção dos insumos.

A doses que serão entregues são provenientes de acordos com o Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford (Fiocruz) e consórcio Covax Facility.

Deste total, serão 23,3 milhões de doses (22,7 milhões + 600 mil doses residuais de fevereiro) do Instituto Butantan, enviadas à pasta em remessas semanais. Outros 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, previstas para a segunda quinzena do mês, provenientes do primeiro lote produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com matéria-prima importada. Também são esperadas mais 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante, adquiridos via consórcio Covax Facility.

A partir do quantitativo exato de doses recebidas, o Ministério da Saúde organiza a divisão de forma proporcional e igualitária aos estados e Distrito Federal. Posteriormente, as doses são enviadas aos estados, responsáveis pela distribuição dos imunizantes a todos os municípios brasileiros, que aplicarão as vacinas em suas 38 mil salas de vacinação.

Nos siga no Google Notícias