ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Superintendente destaca que operação de MS garantiu prisão do “Bonitão do PCC”

O inquérito policial que investiga líder de facção criminosa derivou da Exílio, realizada em junho na cidade de Ponta Porã

Aline dos Santos e Clayton Neves | 19/01/2021 10:03
"A Polícia Federal está atuante na linha de fronteira", afirma Marcelo Botelho. (Foto: Marcos Maluf)
"A Polícia Federal está atuante na linha de fronteira", afirma Marcelo Botelho. (Foto: Marcos Maluf)

O superintendente da PF (Polícia Federal), Marcelo Correia Botelho, destacou nesta terça-feira (dia 19) que a operação Exílio, realizada no mês de junho em Ponta Porã, assegurou a prisão de Giovanni Barbosa da Silva, o “Bonitão do PCC”. Desde novembro, a fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai) é testemunha de um banho de sangue.

“A Polícia Federal está atuante na linha de fronteira. Se você ver o histórico de prisões de lideranças naquela região, todas foram presas em razão de operações da PF. Como o último preso no Paraguai. O ‘Bonitão’ teve mandado de prisão a partir de operação da Polícia Federal”, afirma Botelho.

Flagrado com fuzil e dois carregadores, ele foi preso em 9 de janeiro em Pedro Juan Caballero (Paraguai) , inclusive com tentativa de resgate pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Na sequência, foi transferido para o Brasil e levado à penitenciária federal de Catanduvas (Paraná).

O inquérito policial que investiga o envolvimento de Giovanni derivou da Exílio, que cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Ponta Porã  e um em São Bernardo do Campo (São Paulo).

"Bonitão", encapuzado, antes de ser expulso do Paraguai. (Foto: Abc Color)
"Bonitão", encapuzado, antes de ser expulso do Paraguai. (Foto: Abc Color)

 Segundo o MPF (Ministério Público Federal) ,a apreensão de armas, drogas, documentos e equipamentos eletrônicos – incluindo a posterior quebra de sigilo telefônico dos envolvidos – comprovou o envolvimento de “Bonitão” nos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e tráfico internacional de armas.

A polícia mantém um adido na embaixada brasileira em Assunção, capital do Paraguai, que fornece informações sobre os criminosos que atuam na fronteira.

“Esse agente é importante para aproximar o contato entre as autoridades do lado paraguaio e brasileiro, facilitar a cooperação internacional e trocar informações sobre criminosos”, diz Botelho.

Nos siga no Google Notícias