ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Testemunhas dizem não imaginar motivos para intimação sobre a Vostok

Depoentes eram questionados se conheciam alvos da operação, se negociavam da JBS, mas não receberam dados sobre a investigação

Silvia Frias | 03/09/2019 13:32
Intimação enviada a uma das testemunhas convocadas para depoimento à PF: informações, só com Brasília (Foto: Silvia Frias)
Intimação enviada a uma das testemunhas convocadas para depoimento à PF: informações, só com Brasília (Foto: Silvia Frias)

A movimentação foi intensa esta manhã na sede da Polícia Federal em Campo Grande, com o mutirão de tomada de depoimentos de testemunhas e investigados na Operação Vostok, em inquérito sobre pagamento de propina do Grupo J&F – controlador do frigorífico JBS a políticos. Os depoimentos devem seguir até às 17 horas.

Na lista dos citados, há comerciantes e produtores rurais de Aquidauana, Anastácio e Campo Grande. Muitos dos intimados diziam não saber o motivo de terem sido convocados. No total, são 110 depoimentos em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará e Mato Grosso.

Equipes da PF de Brasília auxiliaram no trabalho de tomada de depoimentos que vão durar até o fim da tarde.

Até o diretor do presídio semiaberto de Aquidauana, Fábio Ferreira, foi intimado para comparecer hoje. "Eu fui intimado há 5 dias, mas fiquei surpreso. Pensei na hora, o que eu tenho com esse inquérito? Liguei em busca de informação, mas como sou testemunha falaram que não precisavam passar nada para mim."

O pecuarista Almir Tamashiro Guedes, também advogado, ficou indignado pelo "incômodo". "Não tenho ideia do motivo de estar aqui. Não sei porque não me ouviram lá em Aquidauana", reclamou.

A informação obtida pelo Campo Grande News é que muitas das testemunhas foram chamadas por terem sido citados por outros depoentes, mesmo que em transações lícitas. A intenção seria checar se o que foi dito por outros investigados e testemunhas condiz com a realidade.

O advogado João Lyrio conversou com a reportagem e disse representar uma senhora residente em Maracaju, de 83 anos, que não teria condições de comparecer à PF, por ter se machucado recentemente. “Ela nem teria o que falar”. Segundo João, ela arrenda fazenda para produção de soja e não teria qualquer relação com a investigação.

O comerciante José Pereira Damasceno, proprietário de mercado em Aquidauana e Anastácio, disse que foi questionado se conhecia ou comercializava com algumas pessoas. Questionado quem seriam, limitou-se a dizer: “São tantos, né? Fica ruim ficar falando”. José diz que compra carne diretamente do Frigorífico Buriti, um dos alvos da Operação Vostok, realizada em setembro de 2018. O depoimento durou cerca de uma hora.

O filho do comerciante, Marcos Damasceno, deu alguns detalhes a mais e, ao ser apresentado a uma lista, afirmou que foi perguntado se conhecia pessoas como o ex-prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra e o deputado estadual José Teixeira (DEM), o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Márcio Monteiro. “Vixi, tudo isso aí perguntaram”.

Outros preferiam sair sem falar com a imprensa. “Não tinha nada para declarar e se a gente perguntava, dizia que era inquérito de Brasília”, disse um advogado que acompanhou um dos depoentes.

Pecuarista de Aquidauana passou pelo menos 1h30 na sala e disse que foi perguntado se conhecia várias pessoas. "Era tanto nome que teve uma hora que perguntaram nome da minha mulher, disse 'não conheço'", brincou.

Vostok - A operação deflagrada em setembro de 2018 e com desdobramentos nessa terça-feira (3), relativa às denúncias da J&F, controladora da JBS, de troca de incentivos fiscais por propinas em Mato Grosso do Sul.

Na planilha entregue na delação à Operação Lava Jato, Wesley e Joesley Batista relataram que o modelo de pagamento por meio de Tares (Termos de Acordo de Regime Especial), em troca de incentivos fiscais.

Nos siga no Google Notícias