ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

TJ mantém júri de acusado de participar de morte de mulher, que foi decapitada

Joice Viana de Amorim foi sequestrada e decapitada, ainda viva, por membros do PCC, por suspeita de ser do Comando Vermelho

Silvia Frias | 01/12/2020 09:59
Joice Viana de Amorim foi obrigada a gravar vídeo, antes de ser assassinada (Foto/Reprodução)
Joice Viana de Amorim foi obrigada a gravar vídeo, antes de ser assassinada (Foto/Reprodução)

A 1ª Câmara Criminal do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve a pronúncia, ou seja, a determinação de levar à júri popular, acusado de participar do “Tribunal do Crime” em que a vítima, Joice Viana de Amorim, foi decapitada ainda viva.

O recurso foi protocolado por Davi Miguelão, um dos nove réus acusados do crime, ocorrido no dia 14 de maio de 2018. A vítima, então com 21 anos, foi sequestrada, forçada a gravar vídeo dizendo ser de facção rival e decapitada.

O crime teve a participação de outros oito réus, todos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e aconteceu depois que a vítima, segundo denúncia do MPMS (Ministério Público de MS) depois que a vítima tentou “recuperar” um chinelo furtado afirmando ser integrante do CV (Comando Vermelho).

Dos 15 presos na investigação, 9 foram acusados pelo crime (Foto/Arquivo)
Dos 15 presos na investigação, 9 foram acusados pelo crime (Foto/Arquivo)

Na decisão da sessão virtual da 1ª Vara Criminal do TJ, publicada hoje no Diário da Justiça, o relator Lúcio Silveira levou em conta que a denúncia do MPMS tem todos os elementos necessários para levar o caso a julgamento: motivo torpe, sem chance de defesa (por estar à mercê dos réus) e emprego de meio cruel, pois foi decapitada ainda viva.

“(...) Logo, a exclusão de qualificadoras (...) somente pode ocorrer em situações igualmente excepcionais, quando totalmente esvaziadas de escora nos autos, sob pena de usurpar a competência constitucional do Tribunal do Júri”.

A pronúncia foi mantida e a data do julgamento ainda será definida.

O crime – Conforme denúncia do MPMS, Joice Viana ameaçou adolescente de 14 anos pelo furto de chinelo e disse ser do Comando Vermelho para amedrontá-lo. O fato foi relatado ao chefe do PCC na região, Marcos Felipe Dias Lopes, o “Correria”.

Eloir Anjos de Oliveira, conhecido como “Mil Grau”, Isabella Sanches dos Santos, a “Belinha” e Miriã Helena Júlio Paschuin, vulgo “Pandinha”, foram os responsáveis por levar Joice até a primeira cantoneira – casa usada como cativeiro – e também coordenaram a videoconferência de julgamento da vítima, com líderes da facção, depois de descobrirem que ela pertencia ao Comando Vermelho.

Antes de ser decapitado, a jovem ainda foi forçada a gravar um vídeo em que assume ser da facção rival, detalha a participação em um suposto sequestro coordenado pelo grupo carioca e aponta nomes dos “padrinhos” de crime. Na época, a polícia descobriu que Joice contou ser integrante do Comando Vermelho para "ameaçar" um adolescente de 14 anos que havia furtado um chinelo dela.

Após 10 dias desaparecida, a jovem foi encontrada em estrada vicinal que dá acesso à Avenida Wilson Paes de Barros, entre os Bairros Santa Emília e Nova Campo Grande, com as mãos amarradas e sem a cabeça.

O crime ainda teve a participação de outros quatro réus: Danilo de Souza Brito, o “Satã”, Ghian Lucas Martinez, o “Xaropinho”, Lucas da Silva, o “Demétrio”, e Welisson de Souza Silveira, o “Zé Cotó”.

Nos siga no Google Notícias