ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Tribunal de Justiça pretende concluir digitalização de processos até setembro

Segundo o tribunal, 99,25% dos processos físicos já foram convertidos para versão digital

Jhefferson Gamarra | 22/07/2021 16:47
Todos os processos físicos serão passados para versão digital (Foto: Kísie Ainoã)
Todos os processos físicos serão passados para versão digital (Foto: Kísie Ainoã)

Com o objetivo de se tornar 100% digital, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) deu inicio nos últimos anos um processo de conversão para o meio eletrônico todo o acervo físico de processos da corte. A previsão do judiciário estadual é de que até o mês de setembro todos os processos sejam digitalizados.

De acordo com O presidente do tribunal, desembargador Carlos Eduardo Contar, no prazo de 60 dias todos os processos físicos estarão disponíveis na versão digital. Segundo o tribunal, 99,25% dos processos já estão digitalizados, faltando apenas 0,75% do acervo. Atualmente são pouco mais de 6 mil processos físicos em andamento.

“O esforço conjunto da direção e dos servidores para a inclusão dos processos físicos em meio digital, a digitalização do acervo, traz vantagens a todos, principalmente à advocacia que terá acesso e poderá se manifestar independente de qualquer circunstância, como aconteceu na pandemia, em que os processos físicos ficaram suspensos”, pontuou o juiz auxiliar da Presidência, Fábio Possik Salamene.

Em campo Grande o processo de digitalização do estoque físico de ações teve início em 2010, quando foi criado o Núcleo de Digitalização do Fórum de Campo Grande. No ano de 2020, além de digitalizar os cartórios que ainda restavam com acervo físico em Campo Grande, a equipe estendeu as ações para as comarcas do interior.

Segundo o tribunal, os processos exigem uma leitura minuciosa de peça por peça, página a página, para fins de categorização no meio digital. Primeiro é preciso conhecer o processo físico e tudo o que existe dentro dele, para só então torná-lo digital e disponibilizá-lo no novo formato.

Nos siga no Google Notícias