ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Vacinação contra a gripe já tem data para começar em 3 municípios de MS

Campo Grande, Corumbá e Dourados definiram a data de início das aplicações

Cassia Modena | 28/03/2023 13:19
Estado distribui 92 mil doses entre 79 municípios este ano (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Estado distribui 92 mil doses entre 79 municípios este ano (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O início da vacinação contra o vírus influenza, que causa a gripe, será antecipado este ano em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) enviou mais de 92 mil doses aos municípios, que estão liberados para começar as aplicações. Até o momento, Campo Grande, Corumbá e Dourados confirmaram as datas que as doses poderão começar a ser procuradas pela população.

Campo Grande - De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), a Capital deve seguir a mesma data definida para o início da campanha nacional de vacinação contra o vírus, começando a partir do dia 10 de abril.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde e poderá ser aplicada em todos os públicos, também segundo informou a Sesau.

Corumbá - No município, a vacinação começa nesta quarta-feira (29). Foram recebidas 3.627 doses para aplicação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Em Corumbá, somente entre o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde poderá receber a vacina: idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhador portuários; membros das forças de segurança e salvamento e das Forças Amadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Dourados - As doses estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (3), em todas as UBSs e na Sala de Vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médio) de Dourados.

No município, as vacinas também são destinadas exclusivamente ao público-alvo do Ministério da Saúde. A quantidade de doses do imunizante disponíveis para aplicação.

Três Lagoas e Ponta Porã - Procurada pelo Campo Grande News, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas informou que ainda não definiu a data de início da vacinação. Já a de Ponta Porã não retornou o contato.

Antecipação - Conforme a SES, a vacinação contra a influenza será antecipada no Estado devido ao início do outono e ao aumento de casos de infecções respiratórias no Estado.

“Nós já estamos realizando a entrega desta primeira remessa de 92 mil doses. Aqueles que ainda não fizeram a retirada da vacina podem procurar a Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica) para fazer a retirada do imunizante até a próxima sexta-feira (31)”, informou Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES.

O vírus da gripe - A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999 para reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

Nos siga no Google Notícias