ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Por políticas públicas, Campanha da Fraternidade será lançada domingo

Neste ano, a ação, que é realizada anualmente pela pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), tem como tema ''Fraternidade e Políticas Públicas'' e lema ''Serás libertado pelo direito e pela justiça''

Kerolyn Araújo e Mirian Machado | 06/03/2019 10:50
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. (Foto: Henrique Kawaminami)

A Arquidiocese de Campo Grande apresentou, na manhã desta quarta-feira (6), o tema da Campanha da Fraternidade de 2019, que será lançada no próximo domingo (10) no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. Neste ano, a ação, que é realizada anualmente pela pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), tem como tema ''Fraternidade e Políticas Públicas'' e lema ''Serás libertado pelo direito e pela justiça''.

Segundo o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, o tema da campanha deste ano é uma continuação do tema do ano passado, que discutiu “Fraternidade e superação da violência”. Conforme o arcebispo, discutir e estimular políticas públicas é necessário na sociedade. ''Hoje em dia existem muitas leis que não saem do papel, que estão na Constituição e não acontecem", disse.

Dom Dimas ressaltou a importância da discussão do tema da Campanha. (Foto: Henrique Kawaminami)
Dom Dimas ressaltou a importância da discussão do tema da Campanha. (Foto: Henrique Kawaminami)

Durante a apresentação do tema, Dimas comentou sobre o alto número de casos de violência e ressaltou que, na maioria das vezes, acontece dentro do próprio lar. ''Violência contra a criança acontece 90% das vezes dentro de casa. Há muito tempo isso ocorre e parece que nada mudou desde então", comentou.

Ressaltando a importância dos temas da campanha de 2018 e 2019 para sociedade, o arcebispo também levantou o assunto da violência contra mulher.

''Hoje, muitas mulheres não denunciam por medo ou por certo escrúpulo religioso. Elas pensam que porque prometeram ser fieis na saúde e na doença, devem aguentar tudo. Isso é uma falsa interpretação da promessa do matrimônio. Ela não prometeu que é obrigada a apanhar e a ser maltratada", disse. Ainda segundo Dom Dimas, quanto mais visibilidade a sociedade der para essas realidades, outras vítimas serão encorajadas a denunciar seus agressores.

Nos próximos meses, o tema da Campanha da Fraternidade deverá se tornar assunto de audiência pública na Cúria Metropolitana. A arquidiocese de Campo Grande também pretende firmar uma parceria com a Casa da Mulher Brasileira para a produção de uma série de vídeos mostrando a realidade da mulher que sofre violência.

Nos siga no Google Notícias