A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/01/2008 16:09

Acidentes de trabalho acompanham avanço da cana em MS

Redação

O cultivo da cana-de-açúcar não tem avançado sozinho em Mato Grosso do Sul. O número de acidentes de trabalho teve uma disparada de 2005 para 2006, segundo apontam as estatísticas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A DRT (Delegacia Regional do Trabalho) garante que o Ministério do Trabalho está atento e admite que os casos ainda são subnotificados.

A cana tem se destacado como uma forte aposta econômica em Mato Grosso do Sul. Os projetos recebem incentivo do governo do Estado. Somente no ano passado foram aprovados projetos de 17 empreendimentos que demandaram R$ 30 milhões do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). O produto é altamente promissor já que o consumo de álcool segue acelerado.

A área plantada com cana-de-açúcar na safra de 2005 foi de 136.803 hectares, saltando 14% a 155.841 na safra seguinte. Neste mesmo período o número de acidentes em canaviais aumentou 118%, de 106 a 232.

A chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador, Clotilde Novaes, afirma que o aumento ocorreu em função principalmente da expansão da atividade e do número de trabalhadores que envolve no Estado. Esta conclusão desperta preocupação, uma vez que a previsão é de que a próxima safra ocupe uma área de 202 mil hectares com a cana-de-açúçar.

Clotilde afirma que o Ministério de Trabalho está atento, por isso criou um projeto voltado especificamente ao setor sucroalcooleiro que prevê também visitas às usinas. Em 2006 foram notificados em Mato Grosso do Sul 6,5 mil acidentes de trabalho, a maior parte deles concentrada nos setores de agricultura e pecuária. A indústria frigorífica é que concentra a maior parte dos acidentes, observa Clotilde.

Questões trabalhistas

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions