ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Acidentes de trabalho acompanham avanço da cana em MS

Redação | 30/01/2008 16:09

O cultivo da cana-de-açúcar não tem avançado sozinho em Mato Grosso do Sul. O número de acidentes de trabalho teve uma disparada de 2005 para 2006, segundo apontam as estatísticas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A DRT (Delegacia Regional do Trabalho) garante que o Ministério do Trabalho está atento e admite que os casos ainda são subnotificados.

A cana tem se destacado como uma forte aposta econômica em Mato Grosso do Sul. Os projetos recebem incentivo do governo do Estado. Somente no ano passado foram aprovados projetos de 17 empreendimentos que demandaram R$ 30 milhões do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). O produto é altamente promissor já que o consumo de álcool segue acelerado.

A área plantada com cana-de-açúcar na safra de 2005 foi de 136.803 hectares, saltando 14% a 155.841 na safra seguinte. Neste mesmo período o número de acidentes em canaviais aumentou 118%, de 106 a 232.

A chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador, Clotilde Novaes, afirma que o aumento ocorreu em função principalmente da expansão da atividade e do número de trabalhadores que envolve no Estado. Esta conclusão desperta preocupação, uma vez que a previsão é de que a próxima safra ocupe uma área de 202 mil hectares com a cana-de-açúçar.

Clotilde afirma que o Ministério de Trabalho está atento, por isso criou um projeto voltado especificamente ao setor sucroalcooleiro que prevê também visitas às usinas. Em 2006 foram notificados em Mato Grosso do Sul 6,5 mil acidentes de trabalho, a maior parte deles concentrada nos setores de agricultura e pecuária. A indústria frigorífica é que concentra a maior parte dos acidentes, observa Clotilde.

Questões trabalhistas

Nos siga no Google Notícias