ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Agentes municipais de trânsito pedem licenças por stress em Campo Grande

Ítalo Milhomem | 27/02/2011 15:56

No início deste mês de fevereiro pelo menos 13 agentes de trânsito do município tiveram os pedidos de licenças médicas deferidas pela direção da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de Campo Grande.

De acordo com o Diogrande (Diário Oficial do Município) do dia 08 de fevereiro, as licenças variam de 1 a 30 dias podendo ter prorrogações de acordo com a avaliação da junta médica.

Os 13 agentes fiscalizadores do trânsito da Capital que foram afastados por problemas de saúde representam 32% do efetivo dos 40 fiscais que a Agetran possuí hoje.

A reportagem do Campo Grande News conversou com alguns agentes de trânsito da prefeitura, também conhecidos como “beginhos” por conta da cor dos seus uniformes.

Eles apontaram alguns fatores que afetam a saúde deles.

Algumas das causas dos desgastes físicos e psicológicos apresentados por eles são os longos períodos em pé e a exposição frequente ao sol durante o expediente, que é de seis horas diárias mais os plantões.

Mas o grande problema que os afeta é falta de respeito de alguns condutores que começam discussões e acabam em agressões verbais contra os agentes, quando há a aplicação de uma advertência ou mesmo a tão odiada multa.

A reportagem do Campo Grande News entrevistava um dos agentes ouvidos para a matéria, quando ele foi abordado por um motorista que reclamava da atitude do “beginho”, que o estava multando por estar estacionado em local proibido no Aeroporto da Capital.

Segundo diretor presidente da Agetran, Rudel Trindade Junior, realmente o índice é alto de licenças médicas por doenças físicas ou psicológicas.

Ele conta que não há nenhum trabalho preventivo para redução de danos a saúde dos agentes, porém há uma política da Agetran de trazer o agente de rua para serviços administrativos, quando é identificado algum problema de saúde dos agentes de trânsito.

Rudel conta que a Agetran conta com número reduzido de agentes, que ainda é dificultada por conta do baixo contingente de agentes de trânsito, porém ele aguarda apenas autorização do prefeito para a contratação de pelo menos 20 novos agentes que passaram no concurso público realizado pela Agetran em 2010.

Nos siga no Google Notícias