ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Agropecuária não consegue "barrar" Funai em reserva

Redação | 27/04/2009 17:19

O ministro Carlos Ayres Britto, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou pedido de liminar referente à ação ajuizada pela Agropecuária Fazenda Brasil contra a Funai (Fundação Nacional do Índio), que visava suspender o trabalho de um grupo técnico da Funai que faz estudos com o objetivo de revisar os limites da Terra Indígena Wawi, localizada em Mato Grosso do Sul.

Os estudos são complementares de natureza cartorial e fundiária e, segundo a autora da reclamação, desrespeitava a decisão do STF, que definiu regras para a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol.

O argumento é que o trabalho do grupo é irregular porque a ampliação da área indígena demarcada estaria expressamente proibida. Assim, pediu para "suspender, imediatamente, os trabalhos de campo que estão sendo iniciados".

Na decisão, o ministro Ayres Britto frisou que a ação popular que definiu a situação da Raposa Serra do Sol não é meio processual de controle abstrato de normas nem se iguala a súmula vinculante. Por essa razão, o ministro revelou ter dúvidas em relação à reclamação.

Além disso, Ayres Britto entendeu que, no caso, não há justificativa para que a decisão seja em caráter liminar. Ele acrescentou que não enxerga nenhum perigo na demora de uma decisão "dado que apenas se constituiu grupo técnico para realização de estudos".

Nos siga no Google Notícias