Com alerta para responsabilidade na urna, OAB lança “Eleições Limpas 2012”
Espaço para denúncias de crimes eleitorais vai funcionar antes, durante e após o período as votações pelo site e Disque Denúncia 9987-9235

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul lançou na manhã desta quinta-feira a campanha “Eleições Limpas 2012”, que oferece à população espaço para denúncias de crimes eleitorais antes, durante e após o período as votações através do site
O presidente da OAB, Leonardo Duarte explica que a intenção é de aproximar a sociedade do processo democrático. “Nada melhor que um site que explicite a legislação, candidatos inelegíveis”.
Pelo campo “Denúncias” qualquer pessoa pode relatar irregularidades. A Comissão Especial de Acompanhamento das Eleições 2012 reforça que só serão aceitas denúncias com identificação. Depois de preencher, o relato será passado ao Ministério Público e à Justiça Federal.

Ainda de acordo com o presidente da Ordem, a campanha que já teve o piloto em 2010, vai ser lançada em todo país e é de fundamental importância visto que esta é a primeira eleição em que será aplicada a lei da Ficha Limpa.
“Todo embate jurídico será discutido nessa eleição. Queremos com a OAB falar que a população precisa tomar conta do que é seu. E o que a gente apresenta hoje a vocês é um caminho”, descreve Leonardo.
O presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Eleições 2012, Daniel Castro fala que além do campo Denúncias, o site traz o calendário com as datas de eleição e prazos de impugnação e o link com toda legislação.
“Esperamos com isso ter eleição mais limpa e transparente. Com candidatos preparados para gerir nosso município”, enfatiza.
O evento teve também a presença do corregedor-regional eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Joenildo de Souza Chaves que falou da participação da população nas eleições.
“É uma ferramenta de busca para garantir o sistema democrático brasileiro. Em síntese é abrir para participação da população, que não pode deixar o poder público resolver todos os problemas. Os maiores interessados somos nós”, ressalta.