ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Governo cobra saída de presos federais dos presídios estaduais

Aline dos Santos e Paula Vitorino | 24/09/2012 11:49
Governador exige que União pague ou retire presos. (Foto: Minamar Júnior)
Governador exige que União pague ou retire presos. (Foto: Minamar Júnior)

O governador André Puccinelli (PMDB) cobrou hoje que a União retire do sistema penitenciário estadual os presos federais. “Estamos cobrando o custo unitário de R$ 1.400 de cada um dos presos de crime federais. Pedindo audiência, que negócio é esse de 1.400 presos federais, que levem para os seus presídios. Eles tirem os presos deles que cabem os nossos tranquilamente”, afirmou o governador, que participou de homenagem ao Dia do Agente Penitenciário.

Os presos federais são os detidos por tráfico de drogas e crimes federais.

Puccinelli também “puxou a orelha” do governo federal pelas exigências na construção de novas unidades prisionais.

O governador afirmou que foram feitos projetos, que custam tempo e dinheiro, para obter recursos de R$ 21 milhões de parceria com o governo federal para construção de novas unidades.

“Aí veio nova normativa do Ministério da Justiça dizendo que não, daquela forma não seria mais possível fazer os presídios. Teria que ter berçário para as acompanhantes dos visitantes", enfatiza.

E ainda ironizou a exigência: "Um dia chegaremos a ser a Suíça. Mas com as condições que temos agora o governo federal vem cobrar até isso?".

O Estado tem déficit de 4,6 mil vagas no sistema penitenciário. São 11,1 mil presos e uma capacidade de abrigar 6.487 pessoas. Na análise do governador, Mato Grosso do Sul não é dos mais “ensardinhados” e a situação melhorou. “Mato Grosso do Sul, das pocilgas do passado, tem o regime aberto reconhecido, como um dos melhores do nosso país”.

Nos siga no Google Notícias