ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Anhanduí é manancial com maior índice de poluição

Redação | 22/03/2010 10:46

O rio Anhanduí é o curso d'água mais poluído de Campo Grande. A situação foi constatada pelo projeto Córrego Limpo, realizado há um ano pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). O projeto monitora 96 pontos dos 33 córregos urbanos que cortam a cidade.

O rio Anhanduí está na faixa amarela, que revela índice de qualidade da água regular. O rio nasce na região central da cidade e é tributário do rio Pardo.

De acordo com o secretário, o fato de o rio Anhanduí ser o mais poluído não chega a ser surpresa. "Ele é formado por outros dois córregos, o Segredo e o Prosa". Ele explica que, desta forma, além da água, o rio é o destino final do lixo e de ligações irregulares de esgoto que vem dos córregos.

O Anhanduí também é o curso d'água com entorno mais populoso. "São 136 mil pessoas de acordo com dados do IBGE". A microbacia hidrográfica abrange cerca de 30 bairros da Capital, como o Aero Rancho, Jacy e Parati.

A segunda pior situação é do córrego Imbirussu, que tem menos domicílios e mais indústrias em seu entorno. O secretário salienta que os maiores poluidores são ligações irregulares de esgoto e o lixo que a população insiste em jogar nas ruas. Durante a enxurrada, o lixo é levado para o leito dos córregos.

Com a poluição, os peixes começam a morrer. "Quando teve a mortandade de peixes no Córrego Vendas, muitos nem imaginavam que ainda tivesse peixes lá", afirma Cristaldo.

Após a morte dos peixes, a prefeitura multou moradores e empresas, ao constatar lançamento de esgoto sem tratamento e resíduos. Conforme Cristaldo, o Córrego Limpo é uma proposta a longo prazo.

Hoje, Dia Mundial da Água, o projeto ganhou reforço de dois veículos para localizar ligações irregulares. Uma fumaça azul fará o caminho inverso dos efluentes, ou seja, entrará na ligação que termina no córrego e percorrerá o trajeto até o interior do imóvel que está poluindo a água. A multa para o proprietário do imóvel poluidor vai de R$ 1.300 a R$ 5.200.

Nos siga no Google Notícias