ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Apesar de lei, bombeiros vão manter protocolo sobre encaminhamento de pacientes

Aline dos Santos | 14/12/2016 12:51
Bombeiros vão manter protocolo de atendimento apesar de lei nova. (Foto: Marcos Ermínio)
Bombeiros vão manter protocolo de atendimento apesar de lei nova. (Foto: Marcos Ermínio)

Apesar da nova lei estadual determinando que a condução das vítimas atendidas pelo Corpo de Bombeiros, que possuam planos de saúde, deverá ser efetuada de forma direta aos hospitais privados conveniados, a corporação informa que vai manter o protocolo de atendimento em que o destino do paciente é decidido pelo médico da central de regulação.

Em tese, o serviço terá que passar a dispor dos dados da rede privada, como quais especialistas dispõe e número de vagas.

Até ontem, pois a Lei 4.947 foi publicada e entrou em vigor nesta quarta-feira (dia 14), a vítima era levada, necessariamente, para alguma unidade do SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, será mantido protocolo em que a vítima é avaliada, o quadro é repassado à central, que vai definir o local de atendimento, que poderá ser privado ou público.

A vítima pode até externar a vontade de ir a uma unidade em que esteja seu médico de confiança, por exemplo, mas a palavra final é do médico da central de regulação.

A nova lei também determina que o paciente que possuir cobertura de plano de saúde, com a respectiva resolutividade para seu caso, que der entrada, de forma espontânea, para internação ou atendimento pela rede pública hospitalar será transferido para a rede privada, tão logo seu quadro de saúde permitir e o médico responsável autorizar.

Essa remoção ficará a cargo do respectivo plano de saúde. A transferência somente será efetuada pelos serviços públicos de atendimento urgência e emergência móvel em caso de impossibilidade justificada.

O projeto de lei é do deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) e a justificativa foi diminuir a superlotação em hospitais públicos. Contudo, a legislação abre debate sobre a legalidade porque o SUS prevê acesso universal.

De acordo com o coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Campo Grande, Djalmir Seixas César,o serviço não foi consultado, apesar de também atuar nos atendimentos de urgência e fazer a regulação.

Para ele, as justificativas do projeto não são pertinentes. Uma delas é desafogar o fluxo de comunicação entre o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) e central de regulação médica do Samu. “Converso frequentemente com os bombeiros e nunca fui comunicado de 'afogamento'', afirma Djalmir.

Nos siga no Google Notícias