A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

09/09/2009 11:13

Após 10 dias de greve, ferroviários voltam aos postos

Redação

Após 10 dias de greve, os ferroviários voltarão aos postos nesta quinta-feira, às 7 horas, segundo informação do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

O acordo entre sindicatos dos ferroviários de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e representantes da empresa América Latina Logística Malha Paulista S/A foi firmado em audiência de conciliação realizada hoje.

Será estabelecido um sistema de compensação dos dias parados e haverá reajuste salarial linear de 6% a partir de julho de 2009 e abono de R$ 500, retroativo ao período de janeiro a junho, além da recomposição dos pisos salariais a partir de julho de 2009. Conforme a ata, são "termos já propostos pela empresa". Os trabalhadores também conseguiram obter da empresa a garantia de emprego pelo prazo de 60 dias, a partir da formalização do acordo.

No caso específico dos trabalhadores de Bauru, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul será mantida a estabilidade dos dirigentes sindicais nos termos definidos em acordo coletivo de 2008, sendo que, a partir de janeiro de 2010 (próxima data-base da categoria), restringe-se a 14 o número de empregados abrangidos por esse direito.

O ministro João Oreste Dalazen suspendeu a audiência pelo prazo de dez dias, para que as partes redijam os termos detalhados do acordo coletivo. A assinatura será no dia 15 de setembro, em São Paulo.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions