ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Após 14 dias, quarto preso da Lama Asfáltica ganha a liberdade

Ele foi solto por determinação do desembargador federal Paulo Fontes e dois dias após o empresário João Amorim, o ex-deputado federal Edson Giroto e Flávio Scrocchio deixarem a prisão

Anahi Zurutuza | 23/03/2018 12:34
Beto Mariano deixando o Centro de Triagem após passar dias presos, em junho de 2016 (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Beto Mariano deixando o Centro de Triagem após passar dias presos, em junho de 2016 (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Depois da passar 14 dias no Centro de Triagem Anísio Lima, Wilson Roberto Mariano, o Beto Mariano, ganhou a liberdade. Ele foi solto no fim da tarde desta quinta-feira (23) por determinação do desembargador federal Paulo Fontes e dois dias após o empresário João Amorim, o ex-deputado federal Edson Giroto e Flávio Scrocchio deixarem a prisão.

Os primeiros habeas corpus foram julgados pela 5ª Turma do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) na segunda-feira (19), 11 dias depois que os quatro alvos da Operação Fazendas de Lama, a 2ª fase da Lama Asfáltica, se entregaram a PF (Polícia Federal).

Além da soltura de Amorim, Giroto e Flávio, as prisões domiciliares de Ana Paula Amorim Dolzan (filha de Amorim), Elza Cristina Araújo dos Santos Amaral e Rachel Rosana de Jesus Portela Giroto também foram revogadas.

As decisões da 5ª turma de desembargadores não incluíam Beto Mariano e a filha dele Mariane Mariano, mas as defesas ingressaram com pedido para que o entendimento fosse estendido. Na tarde de ontem, Paulo Fontes concedeu os dois últimos habeas  corpus.

Trâmite judicial - Amorim, Giroto, Scrocchio e Mariano estavam em liberdade desde junho de 2016, quando foram alvos da Fazendas de Lama. Mas no dia 6 de março, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que os mesmos voltassem para a prisão.

No entendimento de Paulo Fontes, seguido pela maioria da 5ª Turma do TRF3, os acusados cumprem há mais de um ano e meio medidas cautelares alternativas “sem que tenha havido notícias de reiteração delituosa ou tentativa de fuga”.

A operação - A Lama Asfáltica investiga desvios de verbas em obras do governo estadual na gestão de Puccinelli. A Fazendas de Lama apurou a compra de propriedades rurais, em nome de laranjas, com o dinheiro supostamente desviado.

Nos siga no Google Notícias