ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Após carreata, motoristas de aplicativos bloqueiam distribuidora da Petrobras

Greve contra alta dos combustíveis entra em seu quarto dia e afeta diversos setores

Guilherme Henri e Mirian Machado | 24/05/2018 12:43
Motoristas de aplicativos chegando na frente na base da Petrobras na Capital (Foto: Marina Pacheco)
Motoristas de aplicativos chegando na frente na base da Petrobras na Capital (Foto: Marina Pacheco)

Depois de saírem em carreata contra a alta dos combustíveis, motoristas de aplicativos seguiram para a distribuidora da Petrobras, que fica na região da Vila Sobrinho, na Capital, onde no início desta tarde (24) bloqueiam as duas entradas e saídas do local.

A carreata envolveu caminheiros, motoqueiros e motoristas de aplicativos. A concentração ocorreu no posto de combustíveis Caravagio, localizado no Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian e percorreu principais trechos de Campo Grande.

Após ação, os motoristas de aplicativos seguiram para a base da Petrobras. Lá, afirmam que “ninguém entra ou sai”. “Temos a informação de que a distribuidora teria combustível para abastecer a cidade com combustível por mais dois dias, por isso decidimos fechar as entradas”, revela o Uber, Kleber César Mendes Juniro.

Segundo ele, 400 motoristas participam da ação, número que não pode ser confirmado já que o protesto ainda não é acompanhado pela Polícia Militar. “Daqui vamos dividir o grupo. Parte dos motoristas também vão para a distribuidora da Ipiranga onde também vão bloquear as entradas”, adianta.

Distribuidora da Petrobras em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco)
Distribuidora da Petrobras em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco)

Paralisação - No quarto dia consecutivo, a greve dos caminhoneiros contra o aumento dos combustíveis provoca transtornos em vários setores. Postos enfrentam desabastecimento, o Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) tem falta de produtos, o Consórcio Guaicurus negocia com a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) uma eventual redução na oferta de linhas do transporte coletivo e o aeroporto tem querosene até sábado (26).

Encomendas dos Correios devem ter prazos de entrega ampliados devido a paralisação que provocou 41 pontos de bloqueio nas estradas federais do Estado, onde só passam carros de passeio, ônibus e ambulâncias. Já os motoristas de caminhões e carretas são "estimulados" a parar. As cargas perecíveis, como apurado pelo Campo Grande News, tem ficado retidas, enquanto as com animais são liberadas durante os bloqueios.

Caminhoneiros querem a redução da carga tributária sobre o diesel. Reivindicam a zeragem da alíquota de PIS/Pasep e Cofins, além de isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. A carga tributária menor daria fôlego ao setor, impactado em 42% pelo custo do diesel.

Nos siga no Google Notícias