ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Após confronto em que 17 pessoas morreram, presidente do Paraguai nega renúncia

Viviane Oliveira | 21/06/2012 14:59

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, anunciou nesta quinta-feira (21) que não vai renunciar e nem se submeter a um julgamento político de destituição aprovado pelo Congresso, após um confronto armado que deixou seis policiais e 11 trabalhadores rurais mortos na sexta-feira passada (15).

“Este presidente não vai apresentar renúncia ao cargo e se submete com absoluta obediência à Constituição e às leis para enfrentar o julgamento político com todas as suas consequências”, disse Lugo em uma mensagem à nação.

Lugo acusou as congressistas de terem abandonado a mesura, a reflexão e de levar a tambor batente o julgamento para sua destituição.

Também afirmou que os opositores querem roubar a suprema decisão do povo que o escolheu na eleição de 20 de abril de 2008.

Lugo fez a declaração à nação poucos minutos depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado, quase por unanimidade, o julgamento político contra o presidente, acusado de mau desempenho de suas funções.

Conflitos - O episódio forçou do ministro do interior, Carlos Filizzola, e do comandante da Polícia, Paulino Rojas, que deixaram seus cargos pressionados pelo Congresso.

O dirigente rural José Rodríguez afirmou a uma emissora de rádio local que os camponeses que morreram no confronto faziam parte de um grupo que resolveu resistir à desapropriação.

Mas a promotora Ninfa Aguilar declarou que o grupo tinha treinamento militar, armas de guerra e bombas caseiras.

Ela não descartou a presença do EPP, um pequeno grupo radical responsável por sequestros e assassinatos durante a última década que opera no norte do país e aspira se converter em uma guerrilha.

Os desalojamentos e ocupações de terras são constantes no país, mas esta é a primeira vez que se registra um fato dessa magnitude.

Os grupos de sem terras acusam o Estado de ter cedido ilegalmente terrenos a latifundiários e produtores agrícolas, principalmente durante a ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989). (Com informações do site Folha.com)

Nos siga no Google Notícias