Após R$ 44 milhões de investimento, TRT inaugura nova sede

A nova sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região foi inaugurada nesta sexta-feira (28) com a presença do governador André Puccinelli (PMDB). Foram investidos cerca de R$ 44 milhões no prédio de 17 mil metros quadrados.
O prédio está localizado na rua Delegado Carlos Roberto Bastos, 208, no Jardim Veraneio, próximo a outros órgãos judiciários como a Justiça Federal, o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
“O TRT media os conflitos existentes entre patrões e trabalhadores e aqui em Mato Grosso do Sul exerce muito bem este trabalho. É um prédio que permitirá maior operacionalização das questões judiciais, maior funcionalidade e diminuirá as despesas, uma vez que as varas trabalhistas ficavam em prédios alugados”, destacou o governador.
A nova sede foi dividida em sete pavimentos e terá entrada e a saída de magistrados, servidores e visitantes controladas por cartões e catracas eletrônicas. Todos terão acesso a dois elevadores panorâmicos com vista para um jardim de inverno e ambiente externo. Cerca de 200 vagas estão distribuídas em estacionamento coberto e descoberto.
O local abriga a Instância de 2º Grau do órgão. As varas trabalhistas estão realizando o atendimento no atual prédio da administração, na Vila Glória.
Com capacidade para 238 assentos, o Salão Pleno abrigará pelo menos três vezes mais pessoas do que a atual Sala de Sessões do prédio atual. Além disso, a nova sede terá dois plenários com capacidade para 30 lugares, cada uma.
A nova sede conta com diversos mecanismos de segurança e de instalações contra incêndio. O prédio tem circuito fechado e interno de TV, detecção e alarme.
Para a segurança contra incêndio foram instaladas iluminação e sinalização de emergência, detectores de fumaça, hidrantes e extintores e duas escadas para rota de fuga. O prédio ainda contribui com a preservação ao meio ambiente, tendo iluminação de alta eficiência com baixo consumo energético.
Também foi pensado um sistema de exaustão e ventilação que faz a troca dos gases internos do edifício, promovendo renovação do ar. Todos os andares possuem banheiros coletivos com torneiras econômicas.
O TRT/MS deu o primeiro passo na ocupação da nova sede com a mudança dos Datacenters da Secretaria de Tecnologia da Informação de 6 a 9 deste mês. A partir da segunda quinzena de outubro, será iniciada a mudança dos diversos setores administrativos e judiciários.
Em dezembro, o TRT/MS terá novos dirigentes. Foram eleitos durante a VII Sessão Administrativa Extraordinária do Tribunal Pleno, os novos dirigentes para o biênio 2012/2014.