ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Armadilhas anti-dengue começam a ser instaladas amanhã

Redação | 08/11/2009 19:16

A partir de amanhã a prefeitura de Campo Grande começa a instalar armadilhas em combate ao mosquito transmissor da dengue. A instalação será feita até o próximo dia 17.

Nesta segunda-feira, elas serão colocadas na rua Antonio Siufi, em frente ao Supermercado Ferreira, no bairro Guanandi; no Centro Comunitário da Vila Sobrinho, localizado na rua Ricardo Franco e no Centro Comunitário da Vila Carlota, situado no cruzamento das ruas da Coroa e do Cruzeiro

Conforme o coordenador de vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alcides Fernandes, as armadilhas serão monitoradas frequentemente por agentes de saúde do centro. Durante dois anos o órgão da prefeitura vai verificar essas armadilhas para constatar se são ou não eficazes.

Na quinta-feira (5), aconteceu o treinamento de técnicos do CCZ para a utilização das armadilhas que servirão para a captura de ovos e mosquitos transmissores da dengue. Quarenta pessoas, entre agentes, supervisores de área, supervisores gerais e técnicos de Entomologia do centro, além de enfermeiros da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), participaram da capacitação que terminou na sexta.

As orientações sobre como fiscalizar as armadilhas foram repassadas por pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e do Ministério da Saúde. Campo Grande é uma das quatro cidades brasileiras escolhidas pelo governo federal para viabilizar a ação, que faz parte do Programa Nacional de Combate à Dengue.

A iniciativa, financiada pelo Ministério da Saúde, consiste de 1,1mil armadilhas para ovos, 380 armadilhas para o mosquito adulto, 18 palm tops (aparelhos que serão empregados no cadastramento dos imóveis e no lançamento dos resultados referentes à contagem de mosquitos capturados) e um computador que reunirá todas as informações obtidas com o trabalho. (Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura da Capital).

Nos siga no Google Notícias