A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

26/09/2008 09:11

Aumentam as suspensões de CNH por embriaguez ao volante

Redação

As suspensões de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) por embriaguez ao volante dispararam em agosto, conforme dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito): foram 66 casos. Esse é o maior nível atingido no ano, disparado.

De janeiro a agosto, 246 condutores tiveram a habilitação suspensa por abusarem do álcool. Isso sem contar ainda com os efeitos produzidos pela Lei Seca, que diminuiu a quase zero a tolerância de álcool n sangue dos condutores.

Até junho o condutor cujo bafômetro acusasse presença de 0,6 miligramas por litro de sangue era enquadrado por infração de trânsito. Depois, a partir de 0,1 passou a ser considerado infração, com previsão de suspensão da CNH por um ano e multa de R$ 955,00.

A partir de 0,6 miligramas já é considerado crime de trânsito e o condutor pode, inclusive, ser preso. O envolvimento em acidentes com morte também pode ser considerado homicídio doloso (com intenção de matar) uma vez que o condutor conhecia o risco de dirigir sob efeito de álcool.

Segundo o Detran, ainda não há resultados de processos de suspensão de CNH a partir da nova Lei, uma vez que é preciso oferecer ao condutor prazo para defesa. Porém, os flagrantes feitos em blitze da polícia de trânsito se tornaram mais freqüentes com a tolerância menor, conforme atestam os boletins de ocorrência. Só nas duas últimas semanas são 37 casos.

As multas por embriaguez ao volante emitidas em agosto em Mato Grosso do Sul atingiram o maior nível do ano: 83, o equivalente a janeiro. Comparando agosto com julho o aumento foi de 24% e no comparativo de agosto deste ano com agosto do ano passado o salto é de 45%.

O consumo de álcool é proibido porque a bebida altera o estado do condutor e diminui seus reflexos, aumentando as chances de acidentes de trânsito.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions