A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

15/01/2008 07:56

Autonômos devem pagar Previdência de dezembro até hoje

Redação

Vence hoje o prazo para os contribuintes individuais e os facultativos que aderiram ou queiram aderir ao Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária recolherem na rede bancária a contribuição referente a dezembro. A alíquota é de 11% sobre o salário mínimo, o equivalente a R$ 41,80.

Outra possibilidade é de pagar por semestre. Aqueles que recolhem 20% sobre a remuneração mensal também têm que fazer o pagamento até esta terça-feira.

São considerados contribuintes facultativos, também chamados de autônomos, aqueles que não têm atividade remunerada, como as donas de casa e estudantes, por exemplo. Até abril de 2007, a única opção era a de contribuir com base na alíquota de 20% sobre a remuneração mensal ou sobre um valor entre o piso e o teto previdenciário. Para garantir que o trabalhador que ganha pouco, ou que está desempregado, continue contribuindo e garanta os benefícios, foi regulamtado o Plano Simplificado de Inclusão Previdenciária.

Para aderir ao plano simplificado, basta colocar na GPS (Guia da Previdência Social ) o número de inscrição do trabalhador (NIT) ou o número do PIS ou do Pasep. Os trabalhadores que não são inscritos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), podem fazer a inscrição pelo telefone 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br). Não há necessidade de comparecer à APS (Agência da Previdência Social.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions