ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Avião e helicóptero saem de MS hoje com ajuda à Bolívia

Redação | 28/01/2008 06:18

Está previsto para sair ainda nesta manhã da Base Aérea de Campo Grande, parte da missão de ajuda que o Brasil está enviando à Bolívia, onde as chuvas já provocaram 32 mortes, segundo a estimativa oficial. Devem decolar da Base um avião e um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira), com uma tropa de 49 militares.

No avião, estão sendo transportados também alimentos e lanchas rápidas, para ajudar no resgate de famílias. Na aeronave, vão 44 militares, do Exército, FAB e Marinha, mobilizados no Rio de Janeiro. O helicóptero, que levarár quatro militares, é do Esquadrão Pelicano, grupo da Força Aérea especializado em resgate e salvamento sediado em Campo Grande.

A decolagem está marcada para as 8h. A ajuda deveria ter saído ontem de Campo Grande, mas o vôo do helicóptero foi impedido pelas condições do tempo. Esse tipo de aparelho, como explicou o chefe de comunicação da Base Aérea, tenente Luiz Pacheco, exige teto mais baixo, de 200 metros de altura, para poder voar com segurança.

Para hoje à tarde, está prevista ainda a saída de um outro avião militar, também vindo do Rio de Janeiro, para transportar mais mantimentos à Bolívia.

A decisão de enviar ajuda ao país vizinho foi tomada na sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e divulgada no sábado pelo Ministério da Defesa. Venezuela e Chile também já anunciaram auxilio aos bolivianos.

Nos siga no Google Notícias