ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Baixa do Rio Paraguai prejudica donos de embarcações

Redação | 16/01/2009 14:19

Não é só o escoamento de produtos em barcaças que está comprometido com a baixa do Rio Paraguai, em Corumbá. Embarcações menores, que levam turistas, também enfrentam problemas para transitar e algumas até já quebraram.

Há 34 anos nesse ramo, a proprietária da empresa La Barca, Nelida Assuncion Gómez Benites, afirma que é a primeira vez que vê o rio em um nível tão baixo.

Informações do Serviço de Sinalização Náutico mostram que o nível está na casa de 1,14 metro na régua, quando o mínimo para navegação de grandes embarcações é de 2,02 metros

A margem do rio recuou 10 metros. O resultado é que uma das quatro embarcações da empresária quebrou o leme e o eixo da hélice. Nelida diz que a situação é atípica porque neste período costuma chover.

Ela afirma que a seca geralmente ocorre no inverno. Nesta manhã choveu de forma intermitente no município.

"Desde o dia 31 não chovia", diz a empresária. A reversão dessa situação está diretamente ligada aos rios Cáceres e Cuiabá, que deságuam no Rio Paraguai. O nível do rio começou a baixar em outubro do ano passado.

O escoamento de minérios de Corumbá é o mais prejudicado com o nível baixo. As mineradoras suspenderam a produção, devido ao cenário de crise, mas se retomassem neste momento o escoamento estaria comprometido por conta do baixo nível do rio.

Nos siga no Google Notícias