ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Para localizar criança levada pelo pai em MS, STJ autoriza quebra de sigilo

Fabiano Arruda | 01/09/2011 09:42

A Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que a interceptação telefônica é possível no âmbito civil em casos excepcionais desde que não exista outra medida que resguarde direitos ameaçados e a situação envolver indícios de conduta criminosa.

Segundo informações da Corte, a decisão ocorreu ao julgar habeas corpus preventivo em que o responsável pela execução da quebra de sigilo numa empresa telefônica se recusou a cumprir determinação judicial para apurar incidente de natureza civil.

O caso teve origem em Mato Grosso do Sul. O TJ/MS julgou correta a decisão do juízo de direito de uma vara de família, que expediu ofício para investigar o paradeiro de criança levada por um familiar contra determinação judicial.

A recusa do operador da empresa telefônica ocorreu porque a Constituição, regulamentada neste ponto pela Lei 9.296/96, permite apenas a interceptação para investigação criminal ou instrução processual penal.

Ainda conforme o STJ, o TJ/MS considerou que é possível a interceptação na esfera civil, como no caso julgado, em que foram expedidas, sem êxito, diversas cartas precatórias para busca e apreensão da criança.

Nos siga no Google Notícias