ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Brasil condena impeachment de Lugo e convoca embaixador

Nicholas Vasconcelos | 23/06/2012 20:56

O Ministério das Relações exteriores condenou na noite deste sábado (23) o processo de impeachment do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo e convocou o embaixador em Assunção, Eduardo dos Santos, para voltar para Brasília.

Em nota, o Itamaraty condena o que chamou de “rito sumário de destituição do presidente do Paraguai na sexta-feira (22)”. O Governo brasileiro afirma que não adotará medidas para prejudicar o povo paraguaio, mas afirma que a democracia foi conquistada com esforço na região e que deve ser defendida “sem hesitação”.

A nota diz ainda que as ações avaliadas com o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e da Unasul (União das Nações Sul-Americanas).

Federico Franco assumiu o poder nesta sexta-feira (22) após a aprovação por 39 votos a 4 do impeachment de Fernando Lugo.

O processo de destituição do presidente teve inicio da quinta-feira (21) com a aprovação do pedido da Câmara dos Deputados sob a acusão de “mau desempenho de suas funções”. O motivo alegado pelos deputados foram as 17 mortes no conflito agrário de Curuguaty, na semana passada.

Confira nota

O Governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai, decidido em 22 de junho último, em que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa. O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional.

Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do MERCOSUL e da UNASUL, à luz de compromissos no âmbito regional com a democracia.

O Governo brasileiro ressalta que não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai.

O Brasil reafirma que a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação.

O Embaixador do Brasil em Assunção está sendo chamado a Brasília para consultas.

Nos siga no Google Notícias