ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Brinquedos de pneus fabricados por detentos são entregues em escola

Peças ajudam no processo pedagógico dos alunos, na ressocialização dos internos e com o meio ambiente.

Por Anahi Gurgel | 13/07/2018 18:20
Crianças de escola municipal brincam com pneus adaptados para a diversão. (Foto: Divulgação/PMCG)
Crianças de escola municipal brincam com pneus adaptados para a diversão. (Foto: Divulgação/PMCG)

A criatividade do projeto “Arte com Pneus” chegou, nesta sexta-feira (13), à primeira escola da rede municipal de ensino. A partir de agora, 20 brinquedos para escalada, labirinto, quadriciclo e campo de futebol, fabricado por internos do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima, irão beneficiar os 198 alunos da escola Professor Licurgo de Oliveira Bastos, em Campo Grande.

As peças foram construídas por 30 internos, sendo que o parquinho foi montado em dois dias por quatro detentos do regime semi-aberto.

A iniciativa já contemplou cinco Ceinfs (Centros de Educação Infantil) da cidade. Além de renovar parquinhos ou implantar novas estruturas nas escolas e Cienfs do município, é importante porque busca a ressocialização dos internos, além de disseminar o conceito de sustentabilidade.

“ A proposta é valorizar o trabalho pedagógico dos professores, criando um espaço onde a criança possa aprender brincando, incentivar a ressocialização dos detentos e a preservação do meio ambiente, reutilizando pneus que poderiam ser descartados de forma irregular na natureza”, destaca um dos criadores do projeto, Felipe Augusto da Costa Souza.

O Arte com Pneus está concorrendo ao prêmio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) devido a sua característica social sustentável, por meio da reutilização dos pneus.