ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Calor bate recorde de 26 anos e 9 cidades sofrem com clima de deserto

Edivaldo Bitencourt e Adriano Fernandes | 12/09/2014 17:31
Sol vem castigando o campo-grandense com a terceira maior temperatura do País (Foto: Marcos Ermínio)
Sol vem castigando o campo-grandense com a terceira maior temperatura do País (Foto: Marcos Ermínio)

Os termômetros bateram recorde histórico ao registrar calor de 36,3º C na tarde de hoje em Campo Grande. Além de muito quente, nove cidades do interior tiveram um tempo tão seco quanto ao registrado em deserto, com a umidade relativa do ar abaixo de 15%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Por volta das 14h, os moradores de Campo Grande enfrentaram calor de 36,3º C, a terceira maior temperatura entre as capitais, só atrás de Cuiabá (MT), com 38º C, e Palmas (TO), com 39,5º C.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo de Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura de hoje é a maior desde 1988, quando a cidade teve máxima histórica de 35,8º C em 29 de agosto e 29 de setembro.

Outros municípios também enfrentaram um dia de calorão. Em Coxim, a 260 quilômetros da Capital, os termômetros marcaram 38,4º C, de acordo com o Inmet.

Campo Grande pode ter chuva para amenizar calorão nos próximos dias (Foto: Marcelo Calazans)
Campo Grande pode ter chuva para amenizar calorão nos próximos dias (Foto: Marcelo Calazans)

Seco – Os moradores da Capital também sofreram com o tempo muito seco. A umidade relativa do ar ficou em 17%, considerado estado de emergência pelas autoridades de saúde. Médicos recomendam que abaixo de 20% já se deve evitar atividades físicas e ingerir bastante líquido. O nível considerado ideal para a saúde do ser humano é de 60%.

A situação é muito mais crítica em outras nove cidades, que registraram umidade relativa do ar abaixo dos 15%, só registrada em desertos. A pior situação foi registrada Em Água Clara, a 198 quilômetros de Campo Grande, onde os moradores sofreram com o calor de 37,8º C e a umidade relativa do ar em 10%, segundo o Inmet.

O estado também foi de emergência em outras oito cidades: Cassilândia e Três Lagoas, com 13%; Chapadão do Sul e Ivinhema, com 14%; Bataguassu, Costa Rica, Coxim e Sonora, 15%.

Previsão – A situação deve melhorar um pouco a partir de domingo com a chegada de uma frente fria, que deverá causar chuvas na maior parte das regiões e amenizar o calor. A mínima no Estado poderá ficar em 11º C na terça-feira.

A mudança começa neste sábado, quando os termômetros podem chegar a 37º C, enquanto a mínima chegará a 16º C. A chuva poderá ocorrer de forma isolada no período da tarde.

A situação melhora a partir de domingo, quando as temperaturas oscilam entre 17º C e 39º C e chuvas isoladas podem ocorrer de sul a oeste de Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira, o tempo segue chuvoso em algumas cidades e os termômetros oscilam entre 13º C e 30º C.

Moradores encontram na pesca, uma opção de lazer em rio nas proximidade da Capital.(Foto:Marcelo Vitor)
Moradores encontram na pesca, uma opção de lazer em rio nas proximidade da Capital.(Foto:Marcelo Vitor)
Nos siga no Google Notícias