ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Câmara aprova regras para mesas de bares em calçadas

Redação | 10/03/2009 12:48

A Câmara Municipal aprovou, hoje, o projeto de lei que modifica as regras para que os bares utilizem as calçadas em Campo Grande. Depois de polêmica e multas, o espaço para passagem de pedestres foi reduzido de 2 metros para 1m20, atendendo ao pedido dos comerciantes.

No perímetro entre as avenidas Calógeras, Fernando Côrrea da Costa, Mato Grosso e rua Bahia, será exigido que a calçada tenha, no mínimo, 2m40 de largura. Na lei atual, datada de 1992, o comércio precisa ter calçada com 3 metros de largura para que fosse permitida a colocação de mesas e cadeiras.

No restante da cidade, não será cobrado metragem da calçada, apenas a manutenção de 1m20 para a livre circulação. "O espaço de 1m20 para passeio livre garante o trânsito de pessoas, tanto pedestres quando as que utilizam cadeira de roda", garante a arquiteta Milena Adri, representante do Crea/MS.

Para o presidente da Abrasel (Associação dos Bares e Restaurantes), Paulo Ortiz, o projeto adequou a legislação à nova realidade. "A lei era antiga, já tinha 18 anos. Pelo novo projeto, você também poderá utilizar a calçada vizinha, caso o dono do outro imóvel autorize por escrito", salienta.

Proprietário do Meat Bar e Tábua Original, Valmir Guarinão afirma que os comerciantes defendiam o bom-senso. "A lei anterior inviabilizava a atividade", enfatiza.

De acordo com ele, a calçada é "unanimidade" na preferência dos clientes. Segundo os empresários, menos mesas representava menos clientes, portanto, menor número de funcionários.

Conforme dados da Abrasel, recentemente, 40 bares foram autuados por uso irregular das calçadas. A multa é de R$ 5 mil.

O projeto

Nos siga no Google Notícias