A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/03/2009 12:48

Câmara aprova regras para mesas de bares em calçadas

Redação

A Câmara Municipal aprovou, hoje, o projeto de lei que modifica as regras para que os bares utilizem as calçadas em Campo Grande. Depois de polêmica e multas, o espaço para passagem de pedestres foi reduzido de 2 metros para 1m20, atendendo ao pedido dos comerciantes.

No perímetro entre as avenidas Calógeras, Fernando Côrrea da Costa, Mato Grosso e rua Bahia, será exigido que a calçada tenha, no mínimo, 2m40 de largura. Na lei atual, datada de 1992, o comércio precisa ter calçada com 3 metros de largura para que fosse permitida a colocação de mesas e cadeiras.

No restante da cidade, não será cobrado metragem da calçada, apenas a manutenção de 1m20 para a livre circulação. "O espaço de 1m20 para passeio livre garante o trânsito de pessoas, tanto pedestres quando as que utilizam cadeira de roda", garante a arquiteta Milena Adri, representante do Crea/MS.

Para o presidente da Abrasel (Associação dos Bares e Restaurantes), Paulo Ortiz, o projeto adequou a legislação à nova realidade. "A lei era antiga, já tinha 18 anos. Pelo novo projeto, você também poderá utilizar a calçada vizinha, caso o dono do outro imóvel autorize por escrito", salienta.

Proprietário do Meat Bar e Tábua Original, Valmir Guarinão afirma que os comerciantes defendiam o bom-senso. "A lei anterior inviabilizava a atividade", enfatiza.

De acordo com ele, a calçada é "unanimidade" na preferência dos clientes. Segundo os empresários, menos mesas representava menos clientes, portanto, menor número de funcionários.

Conforme dados da Abrasel, recentemente, 40 bares foram autuados por uso irregular das calçadas. A multa é de R$ 5 mil.

O projeto

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions