A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

29/06/2011 18:17

Câmara dos Deputados promove seminário de combate a drogas em MS

Débora Diniz, de Brasília

Evento acontecerá em Corumbá, com o objetivo de apontar diretrizes para política nacional

Corumbá vai sediar o Seminário Estadual de Políticas Públicas de Combate a Drogas. Promovido pela Comissão Especial de Combate ao Crack e outras Drogas Ilícitas da Câmara dos Deputados, o evento será aberto na sexta-feira, com a participação de diversas entidades e parlamentares ligados ao tema. A cidade foi estrategicamente escolhida por estar localizada na fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

A seminário será coordenado pelos deputados Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) e Fabio Trad (PMDB-MS). São esperados representantes de outros países da América do Sul.

As discussões, que vão até sábado, serão baseadas em cinco eixos, com a expectativa de que, ao final do evento, apontem diretrizes para uma política nacional de prevenção, atenção e repressão.

Um dos eixos que nortearão os debates é o da prevenção, tendo como palestrantes o promotor Sergio Harfouche, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, e Silvia Lopes Otácio, superintendente da Política de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho.

Outro foco será acolhimento e tratamento, com palestras da psicóloga Silvia Freire e do presidente da Associação Sul Matogrossense de Psiquiatria, Cleber Meneguel Vargas. Mandetta considera o Estado omisso, especialmente pela escassez de tratamentos custeados pelo poder público. Hoje, estima-se que 5% da população seja usuária de algum tipo de drogas. Mas não há estrutura para atender aqueles que querem abandonar o vício.

O terceiro eixo será o da reinserção social. Para abordá-lo, foram convidados o superintendente do Unei/MS, Hilton Vilasanti, e a psicóloga Maria Tereza, do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, além da secretária Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho de Ladário, Genise Assad de Paula.

“Entendemos que o problema está além da capacidade da família resolver”, justifica Mandetta. Diante dessa constatação, a Câmara espera tirar do evento ações capazes de aumentar a conscientização sobre os efeitos devastadores das drogas.

O quarto eixo será o da repressão. Estão programadas palestras de Valter Aparecido Favaro, superintendente da Polícia Rodoviária Federal, e do secretário estadual de Segurança, André Matsushita Gonçalves. Completa o programa o eixo legislação, com palestras de Anderson Royer, juiz da 1ª Vara Criminal de Corumbá, e de Gustavo Bueno, delegado Chefe da Polícia Civil de Ladário.

“Nossa expectativa é a melhor possível, pois, em virtude da fronteira seca com a Bolívia e o Paraguai, Mato Grosso do Sul poderá fornecer subsídios importantes no que se relaciona à prevenção, repressão e mudanças na legislação”, destaca Fabio Trad.

Técnicos da Câmara já estão em Mato Grosso do Sul para cuidar dos últimos detalhes do evento. O governador André Puccinelli e o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, são esperados na abertura. Autoridades do município anfitrião também estarão presentes.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions