ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Campanha incentiva doação de sangue para evitar baixa dos estoques

No Dia Mundial do Doador de Sangue, iniciativa busca aumentar e fidelizar voluntários. Nessa época do ano, o número de doações é menor.

Anahi Gurgel | 14/06/2017 16:08
Bolsa de sangue vazia, no Hemosul , em Campo Grande. Número de doações diminui nessa época do ano. (Foto: Marcos Ermínio)
Bolsa de sangue vazia, no Hemosul , em Campo Grande. Número de doações diminui nessa época do ano. (Foto: Marcos Ermínio)

Lançada nesta quarta-feira (14), quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, campanha nacional pretende mobilizar a sociedade sobre a importância da doação para manutenção dos estoques dos hemocentros, atrair novos voluntários e fidelizar quem já pratica esse ato de cidadania. 

Com o Slogan “Doe Sangue regularmente e ajude a quem precisa”, a iniciativa do Ministério da Saúde, lançada nesta manhã em Brasília (DF), tem como objetivo evitar a baixa de estoques dos hemocentros de todo o país, especialmente nessa época do ano.

No mês de junho, em decorrência das proximidades com as férias escolares, feriados religiosos e início do inverno, é observada uma modificação da rotina dos doadores de sangue, ocasionando uma baixa nos estoques de sangue no Brasil.

“O importante é doar regularmente, pois com o frio e a seca, a tendência é diminuir os estoques”, explicou o coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag.

No Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusão de sangue, sendo que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas e oncológicas variadas que necessitem de transfusão.

Existem 27 hemocentros coordenadores e 500 serviços de coleta no país.

Voluntário doando sangue nesta quarta-feira, no Hemosul. (Foto: Marcos Hermínio)
Voluntário doando sangue nesta quarta-feira, no Hemosul. (Foto: Marcos Hermínio)

Perfil - Atualmente, 1,8% dos brasileiros doa sangue. Embora seja baixo, o percentual está dentro dos limites aceitáveis pela OMS (Organização Mundial de Saúde) - de pelo menos 1% da população.

Do total de doadores, 60% são do sexo masculino e 40% do sexo feminino. O maior percentual está na faixa etária a partir dos 29 anos, com 58% do total dos doadores, enquanto as pessoas de 16 a 29 anos representam 42%.

Podem doar sangue, pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis. Além disso, deve ter peso mínimo de 50 quilos e bom estado de saúde.

O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Debate - A Assembleia Legislativa vai promover, no dia 19, uma palestra sobre a espera dos pacientes em relação a doação de órgãos, em Mato Grosso do Sul. O evento está marcado para às 15h30 e terá como convidado o o presidente do Instituto Sangue Bom, Carlos Alberto Resende, conhecido como professor Carlão.

Nos siga no Google Notícias