ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campanha orienta sobre perigo de abastecer veículos acima do limite de segurança

Mariana Rodrigues | 09/06/2015 16:08
O Sinpospetro vai intensificar a campanha principalemente nas grandes cidades do Estado. (Foto: Divulgação)
O Sinpospetro vai intensificar a campanha principalemente nas grandes cidades do Estado. (Foto: Divulgação)
Hoje pela manhã, diretores do Sindicato, acompanhados do presidente, percorreram vários postos de Campo Grande, distribuindo panfletos educativos. (Foto: Divulgação)
Hoje pela manhã, diretores do Sindicato, acompanhados do presidente, percorreram vários postos de Campo Grande, distribuindo panfletos educativos. (Foto: Divulgação)

Frentistas e consumidores de Mato Grosso do Sul estão recebendo orientações para não abastecer o veículo acima do limite de segurança. O Sinpospetro/MS (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo), está dando continuidade a campanha “Não passe do limite – Complete o tanque só até o automático”, que começou em outubro do ano passado.

Hoje pela manhã, diretores do Sindicato, acompanhados do presidente da entidade, Gilson da Silva Sá e do advogado, César Palumbo Fernandes, percorreram vários postos de Campo Grande, distribuindo panfletos educativos sobe o assunto e conversando com consumidores e funcionários de postos sobre os perigos do benzeno e a necessidade de se obedecer à legislação.

“Nosso objetivo, com esse trabalho de campo, que intensificaremos nos demais municípios de Mato Grosso do Sul, é conscientizar todos que quando o tanque é abastecido apenas até o automático, a chance desse componente sair em forma de vapor é reduzida”, afirmou Gilson Sá.

Os diretores sindicais José Hélio da Silva, Pedro Martins Neves e Marins Antônio, afirmam que o derramamento do combustível, excedente no tanque, no solo e sua evaporação no ar também causam riscos ao meio ambiente com a contaminação do lençol freático. Além disso, prejudica a qualidade do ar e a saúde de quem o inala.

O Sinpospetro vai intensificar a campanha principalmente nas grandes cidades do Estado, como Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Maracaju, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Sonora e outras.

O benzeno é uma substância química presente nos combustíveis, considerado altamente tóxico e cancerígeno pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A intoxicação por benzeno, por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas, pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo levar à morte. O cérebro e o fígado também podem ser atingidos.

Essa campanha está alicerçada na Lei Estadual Nº 4.574, de 24/09/2014, que dispõe sobre a condição de abastecimento de veículos automotores, proibindo abastecimento após acionado a trava automática de segurança das bombas.

Nos siga no Google Notícias