ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Campo Grande tem apenas seis leitos para tratamento contra as drogas

Aline dos Santos | 14/08/2014 14:36
Conforme Harfouche, "estão brincando com a questão". (Foto: Marcos Ermínio)
Conforme Harfouche, "estão brincando com a questão". (Foto: Marcos Ermínio)

Problemas que vão de desinteresse a oferta escassa de leitos marcam o atendimento aos dependentes químicos. Em Campo Grande, são apenas seis leitos para desintoxicação, enquanto a estimativa é que ao menos 1% da população seja usuária.

“Quando precisa de desintoxicação, só tem o Hospital Regional, com seis leitos. No mínimo, são oito mil pessoas. Onde vai pôr toda essa gente?”, questiona o médico psiquiatra Marcos Estevão do Santos Moura, membro da comissão técnica do 1º Seminário Estadual da Rede de Atendimento: Álcool e outras Drogas. O evento acontece hoje e amanhã no Circulo Militar, em Campo Grande.

A rede de atendimento é restrita até mesmo no primeiro estágio. A Capital só tem uma unidade do Caps AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e outras Drogas). Conforme o psiquiatra, é preciso uma unidade para cada 200 mil habitantes. Ou seja, pelo menos quatro na cidade. “E o que funciona não tem médico psiquiatra”, afirma.

A desintoxicação demora, no mínimo, 30 dias. Depois, a estadia em comunidades terapêuticas vai de seis meses a um ano. Para o psiquiatra, quem consegue vencer todas essas etapas precisaria do apoio de uma política pública de reinserção social, aos moldes das ações para os egressos do sistema penal. “Para o acolhimento do dependente, tem a resistência da sociedade”, diz Marcos Estevão.

Além da oferta raquítica, o enfrentamento às drogas esbarra na omissão dos gestores públicos, que resulta em portas fechadas para o acesso ao dinheiro do governo federal. “Estão brincando com a questão. Aqui era corredor, já estão estocando. Tem cracolândia já. O conselho estadual faz a sua parte. É difícil fazer a parte de quem não está interessado”, salienta o presidente do Conselho Estadual Antidrogas, promotor Sérgio Harfouche.

Dos 79 municípios do Estado, 37 têm conselhos municipais sobre o tema. Porém, somente 23 está ativos. “Os prefeitos negligenciam a criação dos conselhos”, afirma. O procedimento é que o Poder Executivo envie projeto à Câmara Municipal. Se aprovado, uma lei cria o conselho.

Sem os conselhos, as cidades não podem pleitear recursos em programas do governo federal. Harfouche exemplifica que o programa Viva Jovem, edital da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), disponibilizou recursos de R$ 15 milhões para financiar projetos para os jovens no País.

“Num edital de R$ 130 milhões para comunidades terapêuticas, somente três das 40 pudera, concorrer”, diz.

Para Marcos Estevão, dependente precisa de política pública para reinserção. (Foto: Marcos Ermínio)
Para Marcos Estevão, dependente precisa de política pública para reinserção. (Foto: Marcos Ermínio)

De acordo com Denise Souza e Silva que integra o conselho estadual, Mato Grosso do Sul tem desde 2011, mas não foi publicada. “Nós não conseguimos entender”, afirma.

Para traçar um perfil completo dos usuários de drogas e da rede de atendimento será lançado um estudo. O mapeamento terá dados como estrutura das instituições, localização, recursos para se manter e qual a natureza das internações. No banco de dados entrarão hospitais, Caps, comunidades terapêuticas e grupos de apoio

Pesquisa preliminar, realizada para embasar o plano nacional de enfrentamento ao crack, apontou cenário preocupante e avanço de uma droga “de casa” em Mato Grosso do Sul, a pasta-base.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para verificar a oferta de leitos para desintoxicação e aguarda resposta.

Nos siga no Google Notícias