ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Capital tem 15 pessoas internadas com sintomas da gripe

Redação | 29/07/2009 09:59

Quinze pessoas, sendo duas grávidas, estão internadas em Campo Grande com sintomas da gripe A H1N1, conhecida como gripe suína.

De acordo com diretora de vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, quatro pessoas estão em estado mais grave e precisam de ventilação mecânica.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), as mulheres grávidas têm três vezes mais chances de desenvolver complicações da doença. Na Capital, as grávidas não estão em estado grave.

Dos pacientes, 13 estão internados no HU (Hospital Universitário), referência para o tratamento da nova gripe no Estado, e dois no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian.

No HU, o aumento dos leitos para atender pessoas com sintomas da doença é constante. Inicialmente, em abril, quando surgiram os primeiros casos da gripe no México, foram reservados cinco leitos no hospital de referência.

"Temos que aumentar de forma muito gradativa", afirma Ana Lúcia. A medida é para não impactar os demais atendimentos na unidade hospitalar.

O Ministério da Saúde confirmou seis casos de gripe suína em Mato Grosso do Sul: dois em Campo Grande, três em Dourados e um em Mundo Novo.

Na última segunda-feira, a professora Andréia da Silva Marques, de 24 anos, moradora em Caarapó, morreu com sintomas de gripe suína. Ela estava internada em Dourados.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) ainda aguarda o resultado eo exame, que é feito no laboratório Adolf Lutz, em São Paulo.

Por determinação do Ministério da Saúde, o poder público não está realizando exames nem contando os casos. Somente será realizada coleta de material dos pacientes internados e em estado grave.

Nos siga no Google Notícias