ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Câmara vai cobrar de Bernal documentação antes de dar aval à emergência

Flávio Paes | 28/12/2015 20:36
Chuvas provocaram estragos no pavimento de várias ruas destruição de drenagem (Foto:Arquivo)
Chuvas provocaram estragos no pavimento de várias ruas destruição de drenagem (Foto:Arquivo)

Na última sessão antes do recesso,  a Câmara Municipal aprovou requerimento em que cobra do prefeito Alcides Bernal (PP) a documentação que serviu  de base para a decretação situação de emergencia por 180 dias, a contar do último dia 5 de dezembro, tendo como justificativa os estragos da chuva e a iminência de uma epidemia de dengue.

Os vereadores consideram "exagerado" os seis meses de vigência do decreto, porque neste período o prefeito terá a prerrogativa de contratar obras, serviços e fazer aquisições sem licitação. "Isto é quase um cheque branco para o prefeito", alertou o vereador Airton Saraiva (DEM), que chegou a sugerir uma postura mais radical do Legislativo, no sentido de simplesmente anular o decreto.

Depois de muita controvérsia o presidente da Câmara, João Rocha, optou pela apresentação de projeto de resolução que instituiu uma comissão encarregada de fiscalizar as compras e contratações feitas sob o amparo da emergência. A comissão está formalmente aprovado, para só vai sair do papel, depois que o Executivo enviar as informações com o embasamento técnico que precedeu a decretaçaõ da emergência.

"Se todos os estudos técnicos recomendados foram feitos e a documentação necessária apresentada, não haverá nenhum problema para convalidarmos a decretação da emergência", comenta o presidente da Câmara. Ele considerou excessivo os 180 dias de vigência do decreto, mesmo porque os dois fatores que determinaram (a epidemia de dengue e os estragos da chuva) não se prolongaram por tanto tempo assim.

A vereadora Carla Stephanini (PMDB) considerou "grave" o decreto assinado pelo prefeito, que na sua avaliação lhe confere ampla liberdade. "Nâo podemos esquecer que foi exatamente a contratação de serviços sem licitação, que acabou desencadeando uma comissão processante em 2013 que resultou num processo traumatizante para a cidade, com a cassação do prefeito".

Estragos - Os estragos que justificaram a decretação da situação de emergência foram consequencia de 56 milimetros de chuva registrados no último dia 7, um sábado. Os córregos Segredo, Prosa e Soter, transbordaram, danificando a pavimentação de várias ruas, uma placa do canal do Córrego Segredo (perto do Cabreúva)teve de ser refeita depois de cair com a força da enxurrada.

Nos siga no Google Notícias