ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

“Não quero morrer aqui dentro. Ainda quero sair”, diz presa vacinada

Fernanda Mathias e Guilherme Henri | 31/05/2016 10:05
Vacinação de detentas ocorre hoje e no fim de semana será nos presídios masculinos (Foto: Alcides Neto)
Vacinação de detentas ocorre hoje e no fim de semana será nos presídios masculinos (Foto: Alcides Neto)

Detentas do Presídio Feminino Irmã Irmã Zorzi, em Campo Grande, estão sendo vacinadas nesta terça-feira, 31 e a partir do final da semana agentes e presos do complexo de presídios masculinos também serão imunizados.

Uma garota de 19 anos, que chegou ontem ao presídio, demonstrou alívio ao receber já no primeiro dia a proteção contra a gripe causada pelo vírus H1N1. “Não quero morrer aqui dentro. Ainda quero sair lá fora”.

Outra presa, de 29 anos, revelou que se sentia preocupada com a grande concentração de pessoas no espaço. “Se uma se contaminar, todas estaremos contaminadas”.

A enfermeira Marta Goulart, 54 anos, que aplicou as doses, enfatizou que o grupo deve ser considerado prioritário porque muitas encarceradas dividem pequenos espaços, o número chega a ser de 35 mulheres por cela. “É muita gente respirando em espaço limitado”. O presídio feminino, onde há 350 mulheres, recebeu 390 doses.

De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), não há nenhum caso confirmado ou de suspeita de gripe A dentro dos presídios em Mato Grosso do Sul. Por isso, não há previsão de suspensão das visitas para os detentos.

O Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, onde 11 plantonistas trabalham e cerca de 2,4 mil detentos estão presos, terá a imunização dos detentos e agentes penitenciários nos dias 3 e 4 de junho. Já o presídio de Trânsito e o Centro de Triagem da Capital terão a vacinação nos dias 6 e 7 de junho.

Na última semana, a administração municipal afirmou ainda ter 8 mil doses que serão destinadas ao sistema penitenciário.

Nos siga no Google Notícias