ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

"Prateleiras continuam vazias”, diz sindicato sobre remédios nos postos

Sindicato soltou nota de repúdio contra prefeitura; Categoria reclama da estrutura oferecida para trabalho e dos baixos salários

Yarima Mecchi | 21/03/2017 12:24

Os médicos que prestam serviço na rede municipal de saúde, através do Sindmed-MS (Sindicato dos Médicos do Estado), publicaram uma nota de repúdio contra a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) com relação as informações divulgadas sobre a compra de remédios e a escala dos profissionais.

"Em recente publicação, a Secretaria de Saúde afirmou que 75% do estoque de medicamentos foi regularizado, porém a realidade é outra, as prateleiras continuam vazias e os principais remédios em falta", diz a nota do sindicato.

Eles afirmam que as escalas divulgadas também são erradas e não condizem com a realidade. "Os números não coincidem com o déficit de mais de 500 médicos, o que impossibilita o atendimento nas unidades", alega o sindicato.


O médicos reclamam da estrutura oferecida para trabalho e dos baixos salários, de R$ 2.516,72, que segundo a categoria não é reajustada há mais de três anos.

Categoria - Os profissionais afirmam que os remédios que chegaram na Sesau são de uso para atenção básica e que ainda faltam medicamento para as UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) e CRS's (Centros Regionais de Saúde). 

"Chegou água destilada, alguns remédios para pressão e diabetes, paracetamol e dipirona via oral, antialérgico via oral também, ranitidina. A maioria usado na atenção básica. Aquelas de emergência para infarto, as ampolas de náusea, tramal para dor, nada chegou", disse um médico que não quis se identificar. 

Sesau - A Sesau, também em nota, lamentou a divulgação por parte do sindicato e afirmou que tem mantido o diálogo com a categoria médica.

"Ao assumir a pasta, a administração encontrou um déficit enorme no estoque da Farmácia Central, pois os materiais não eram adquiridos desde junho de 2016, e que em apenas três meses de gestão conseguiu reabastecer o setor passando de 33% (nível crítico) para 75% (nível aceitável) de medicamentos para atender à população", reafirma a Sesau.

A secretaria rebate a nota do sindicato e ressalta que os medicamentos são distribuídos a todas as unidades de saúde e com escala especial de entrega para UPA's e CRS's. "Os estoques das farmácias são reabastecidos em até 24 horas após o recebimento do produto na Farmácia Central".

Com relação a escala de plantões nas unidades de atendimento 24h, a Sesau informou que tenta regularizar através de remanejamento de profissionais.

"A precária situação das unidades de saúde não é recente e desde o início deste ano a atual gestão da Sesau tem realizado todos os esforços necessários para sanar os problemas encontrados, possibilitando condições mínimas de atendimento à população".

Nos siga no Google Notícias