ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

"Sistema de Unei tem de melhorar", admite Sejusp sob nova apuração de tortura

MP retomou investigação sobre agressões contra interno da Unei Dom Bosco, em Campo Grande

Danielle Valentim | 22/12/2018 14:55
Adolescentes em aula esportiva. (Foto: Sejusp/Arquivo)
Adolescentes em aula esportiva. (Foto: Sejusp/Arquivo)

A Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança e Justiça) admite que o sistema socioeducativo da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, “tem muito a ser melhorado”. A posição da secretaria parte da retomada de investigação do MPMS (Ministério Público Estadual) sobre a prática de tortura na unidade localizada na BR-262, em Campo Grande.

Segundo a investigação do MPMS, o adolescente já teria sido vítima de agressão em 2016, mas a ação civil pública foi julgada improcedente. A apuração foi retomada diante de um novo episódio ocorrido na última semana. O socieducando foi ouvido e na oitiva apresentava lesões pelo corpo.

Ao Campo Grande News, o superintendente de Medidas Socioeducativas, Celso de Oliveira, admitiu em nota que o sistema socioeducativo “tem muito a ser melhorado, principalmente, com relação à estrutura, condições de trabalho, entre outras coisas”.

No entanto, explica que nos últimos dois anos muito se avançou no atendimento ao socioeducando.

Uma das justificativas seriam as parcerias firmadas com o MPF (Ministério Público Federal) em que os internos passaram a se qualificar e receber remuneração no mercado de trabalho. “como as do Senar, Secretaria da Mulher, Secretaria Municipal da Juventude (sic)”.

O texto inclui os servidores que também participam de cursos de especializações e qualificação através da Escola Nacional de Socioeducação. A parceria abrange assistência religiosa em que interno e família são assistidos, caso seja solicitado.

Sobre a nova investigação, a corregedoria da superintendência pontuou que é capacitada e atuante em todas as comunicações de supostas irregularidades, apurando e aplicando as sanções necessárias. Por fim salienta que as demandas do judiciário são prontamente atendidas dentro da legalidade.

Nos siga no Google Notícias